Cruzar a cidade em busca da vitória

Tudo ainda é muito prematuro, mas por algumas razões é possível concluir que o Internacional tem hoje obrigação de vencer o São José no Passo d'Areia. Claro, teria naturalmente por ser um clube maior; mas a imposição de vencer se dá também pela tabela. Não se trata de qualquer tipo de decisão antecipada, e qualquer pensamento neste sentido incorrerá num exagero insuportável. Porém, analisando a ainda incipiente tabela do Campeonato Gaúcho.

1) Vários de seus adversários de grupo venceram na primeira rodada, e o Inter não. É verdade que todos os times do Grupo A jogaram em casa, mas o colorado não aproveitou esta chance. Precisa tirar a diferença agora, não tão longe assim do Beira-Rio.

2) A goleada do Grêmio ontem dificilmente fará o tricolor ter campanha pior que a do colorado ao final desta rodada, pelo saldo de gols. Ainda faltará 75% do percurso, mas convém lembrar que as partidas eliminatórias dos dois turnos são em jogo único, e o saldo será um critério importante. Portanto, é fundamental ficar à frente do tradicional adversário para jogar um possível clássico em casa.

3) Seria interessante chegar ao Gre-Nal de daqui a duas semanas com um desempenho melhor que o do Grêmio. Não que o time da Azenha seja favorito para o clássico, pois acredito em um grande equilíbrio no potencial dos dois. Porém, os amistosos das seleções de Brasil e Argentina (terça, 10 de fevereiro, dois dias após o clássico) tendem a desfalcar o colorado (Nilmar, D'Alessandro, Alex e Kléber podem ficar fora do Gre-Nal), e não o tricolor, que poderá entrar teoricamente com seu time completo.

4) E claro, obviamente, uma vitória ajuda a consolidar o time, que precisa provar em campo que tem a qualidade que não mostrou em 2007 e só apareceu no finzinho de 2008. O Inter ainda não é um time plenamente afirmado, mesmo que tenha mantido quase toda a base. A expectativa é de um grande ano, mas mesmo na melhor fase recente, finalzinho do ano passado, apresentou problemas em vários jogos, como na finalíssima da Sul-Americana, contra o Estudiantes. Isto sem falar no empate em casa na estreia do Gauchão, mesmo que o time ainda esteja travado fisicamente.

Em tempo:
- Fabiano e Sandro Sotilli formam a dupla de ataque do Zequinha. Para um nível de equipe do interior (categoria do São José, mesmo que seja de Porto Alegre), é uma parceria que merece respeito. Além deles, os mais conhecidos do público são o goleiro Luiz Müller e o meia Júnior Paulista. Ari e Dênio também são experientes em Gauchão.

Comentários

Anônimo disse…
Recomendo almoçar no Fragata, para quem for ao jogo.
Vicente Fonseca disse…
Para quem não for, também recomendo. Sempre.
Belíssimo restaurante. Boa lembrança, amigos.