Retrospectiva 2008: Grêmio

O vice-campeonato brasileiro foi mais do que os gremistas esperavam, mas também menos. Paradoxal, mas explicável: no tenebroso mês de abril, a equipe foi eliminada do estadual e da Copa do Brasil em apenas três dias, pelos modestos Juventude e Atlético-GO. Celso Roth balançou, mas não caiu, instigando a fúria da torcida. O grupo de jogadores não recebeu reforços renomados (exceção a Tcheco, que se dizia que só jogaria em agosto), o time fez amistosos fraquíssimos, e a tabela indicava São Paulo e Flamengo nas duas primeiras rodadas. Os mais exagerados falavam em rebaixamento. Mas tudo mudou quando começou o Brasileiro.

As primeiras rodadas colocavam o Grêmio na zona da Libertadores, mas a má atuação no Gre-Nal e a saída de Roger indicavam que a festa poderia estar por terminar. Porém, ali o time cresceu. O 3-5-2 de começo de campeonato se consolidou e, à frente física e taticamente dos demais adversários, o tricolor fez dois grandes meses em julho e agosto, assumindo a liderança com algumas goleadas inconstestáveis, jogando um grande futebol e disparando na liderança.

A derrota para o Goiás no Olímpico foi o marco do início da pior fase do time, que culminaria nos 4 a 1 sofridos para o rival Inter. Até ali, o Palmeiras era o grande rival na disputa pela liderança. Em outubro e novembro, Celso Roth mexeu diversas vezes no esquema e na escalação e, apesar dos bons resultados (67% no período), o tricolor viu uma arrancada fulminante do São Paulo, que abocanhou a taça na última rodada. Após o empate contra o Figueirense, temia-se inclusive pela perda da vaga na Libertadores, mas a vitória contra o concorrente Palmeiras em São Paulo iniciou a série final de 12 pontos em 15, que não deixou à torcida um gosto tão amargo por ter perdido a taça.

NÚMEROS DA CAMPANHA
72 pontos; 38 jogos; 21 vitórias; 9 empates; 8 derrotas; 59 gols marcados; 35 gols sofridos; 63,2% de aproveitamento
Em casa: 46 pontos (80,7%) - 3ª melhor campanha
Fora: 26 pontos (45,6%) - 3ª melhor campanha
Destaques: Victor (G), Réver (Z), Tcheco (M)
Decepção: Souza (M)
Artilheiros: Marcel e Reinaldo, 9 gols
Média de público: 34.837 (2º)
Posição rodada a rodada:
5ª rodada: 4º; 10ª rodada: 4º; 15ª rodada: 1º; 20ª rodada: 1º; 25ª rodada: 1º; 30ª rodada: 1º; 35ª rodada: 2º; Final: 2º
Melhor atuação: Figueirense 1 x Grêmio 7 (14ª rodada)
Pior atuação: Cruzeiro 3 x Grêmio 0 (32ª rodada)
Turno: 41 pontos, 1º colocado
Returno: 31 pontos, 4º colocado
Prognóstico Carta na Manga (04/05/2008): candidato à Sul-Americana
2009: classificado à Copa Libertadores da América

Comentários

Anônimo disse…
A campanha do Grêmio no Brão 2008 foi melhor do que a colorada em 2005 (percentualmente). Até em virtude disso, eu entendo que o Grêmio foi melhor do que o Inter neste ano, mas sou voto vencido neste aspecto.
Vicente Fonseca disse…
Também entendo que o Grêmio foi melhor, porque o objetivo máximo de ambos era alcançar a Libertadores. O Grêmio conseguiu, o Inter não.