A 9 já tem dono

Desde 2004, o Grêmio não tem um centroavante realmente confiável. Certo, Christian não trouxe resultados para o clube, mas fez 40 gols em sua passagem de duas temporadas entrecortadas por longas lesões e intermináveis suspensões. De lá para cá, a lista de camisas 9 que passarem pela avenida Carlos Barbosa é gigantesca: Somália (23 jogos/10 gols), Samuel (35/11), Osmar (4/0), Lipatín (18/3), Reinaldo (11/1), Rômulo (26/11), Tuta (48/18), Douglas (18/1), Marcel (46/14) e Tadeu (15/4). Rômulo foi o mais próximo de dar uma resposta boa, não apenas fazendo gols em quantidade razoável como jogando em bom nível. Nenhum deles, porém, foi o homem-gol que o time tanto precisou nestes últimos quatro anos.

A confirmada chegada de Alex Mineiro ao tricolor é a melhor chance para que esta lacuna seja enfim preenchida. Bola de Ouro da Placar em 2001, pelo campeão Atlético-PR, voltou ao Brasil pelo próprio Furacão em 2007, após temporadas no exterior. Mostrou grande oportunismo em todo o ano de 2008 pelo Palmeiras, marcando 37 gols na temporada. Sabe-se que não é criação o problema gremista, e sim alguém que faça os gols. Pois Alex é este nome.

O Grêmio faz uma contratação acertada, com ótimas chances de dar certo, trazendo um jogador de alta qualidade e, como queria a torcida, renome. Com ele e Richard Morales, jogador de experiência em Libertadores, o tricolor já estará muito bem servido nesta posição crucial. Ainda há a possibilidade de Wellington Paulista, que não sei se ainda virá depois desta contratação. Foi justamente alguém como Alex Mineiro, que tenha intimidade com o gol, que faltou à equipe da Azenha para levantar a Libertadores em 2007. Antes de janeiro, muito antes da pré-temporada, o Grêmio já tem um titular qualificado para uma de suas maiores carências neste ano. Àqueles que se apavoraram com as palavras de André Krieger anteontem, eu avisei: não levem tão a sério estes discursos de contenção nesta época: é puro despiste.

Comentários

Anônimo disse…
E o reencontro Alex e Tcheco? O Grêmio plantou o dente no gramado do Olímpico em 2007 e agora finalmente colherá.
Tenho uma teoria melhor: acho que o Krieger pegou o dente, colocou debaixo do travesseiro numa de suas noites de sono e esperou a fada do dente trazer o Alex Mineiro.

Quando acordou no dia seguinte, tava dividindo a cama com um homem. Era ele.
Lique disse…
dava pra incluir o perea e o atual reinaldo nesses teus calculos, nao? pode-se considerar que no segundo semestre o perea era mais segundo atacante, mas ainda assim. faltou o morales, tambem. e o JONAS. nah, tou brincando.

alex mineiro nao da' pra reclamar, apesar de so' ter feito gol de penalti nesse campeonato, e' um centroavante bem acima da media. me serve. so' tera' de se entender com a BESTA-FERA.
Vicente Fonseca disse…
Não quis colocar o Perea e o Reinaldo por não serem centroavantes naquilo que entendo ser um centroavante. Mas foram os outros dois atacantes, ao lado do Rômulo, com melhor desempenho médio. O Morales eu realmente esqueci, mas digo aqui, então: fez 6 jogos e 1 gol.

Sobre o Jonas, acho que merecia um chance de estar no grupo para ao menos ficar no banco ou iniciar jogos do Gauchão. Não é um mau jogador e fez bom Brasileirão, ainda que pela Portuguesa. Porém, fiquei sabendo que é moeda de troca.

Corrigi ali o número de gols do Alex Mineiro: foram 37, não 34.
Vicente Fonseca disse…
Outra coisa sobre o Alex é que ele precisa de alguém que cruze bem. O que faz de gol de cabeça é uma grandeza, mesmo com 1,75 de altura. Muita impulsão, colocação e técnica ao cabecear. CHUTA de cabeça. O gol dele no 4 a 1 sofrido pro Sport, na Copa do Brasil, foi uma cabeçada bem antes da pequena área que foi tão forte que ENCOBRIU o goleiro. Tcheco em bola parada será uma jogada excelente, mas Mattioni e, por exemplo, Jadílson, seriam duas jogadas fortíssimas para a Libertadores. Pode dar em muitos gols.
Anônimo disse…
Bela contratação. Respeitei.
Como anda a questão do Mattioni, alguém tem alguma informação nova?
Gostaria que o Reinaldo continuasse, pois é um atacante que poderia ajudar a servir o Alex.
Vicente Fonseca disse…
Até onde sei, Reinaldo tem contrato até o meio do ano. Só deve sair depois da Libertadores. Pode formar uma ótima dupla de ataque com Alex Mineiro.

Mattioni acho que ainda está no impasse, mas imagino que fique. Se alguém souber de algo a mais, refaço a pergunta do Gustavo.
Anônimo disse…
alex mineiro voltou pro brasil pra jogar no atlético-mg (em 2004 ou 2005, se não me engano), só depois voltou para o ventinho.
Anônimo disse…
Rômulo era bom jogador. Aquele Grêmio do segundo semestre de 2006 jogava mais que o da LIber 2007 e do Brasileiro deste ano. Até ia bem fora de casa. Hugo e Tcheco destruíam naquela época.

O problema do Rômulo é que ele não é aquele cara que faz gol de tudo quanto é jeito.
Anônimo disse…
Bem apontado pelo Prestes. Eu gostava do Rômulo, para mim foi um centroavante que deu resultado, mas não era aquele 9 que a bola bate e entra. Mas também não era um centroavante que só sabia fazer gols: era inteligente, fazia o pivô e tabelava bem.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL928070-9868,00.html

O Mattioni tá sendo sondado pela Juventus. O Grêmio tem contrato até julho de 2009 com ele. Depois, o guri vai embora mesmo, já que o clube só tem 10% dos direitos federativos do atleta.
O clube quer mantê-lo para a disputa da Liber, mas caso a oferta da Juventus seja grande a ponto de convencer o empresário e o Mattioni queira ir embora... Tudo é possível.

Últimas notícias: http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=92090&u=0\

Quem será?
Vicente Fonseca disse…
Eu não quis dizer que o Rômulo não deu certo. Foi o melhor de todos estes que passaram pelo Olímpico e lamentei sua saída do Grêmio. Tem as qualidades apontadas pelo Prestes e pelo Lourenço. Só não foi o homem-gol, aquele centroavante que guarda com regularidade.

Aquele Grêmio de 2006 era muito certinho e tinha várias opções de banco também. Era um belo time. fez o mesmo aproveitamento fora de casa que este de 2008, Prestes. Se tivesse começado bem o Brasileiro daquele ano, chegaria com mais força para brigar pelo título.
Anônimo disse…
Na verdade, o que fudeu o Grêmio em 2006 foi aquele empate com o SP no Olímpico. Falha do Patrício. O gol foi do Souza, ou não?
Não foi falha do Patrício, Prestes. o Patrício tava suspenso naquele jogo. O erro foi do Maidana e do Alessandro, e o gol foi marcado pelo Danilo. Um tirambaço de canhota.
E o que fudeu com o Grêmio foi aquela goleada sofrida contra o Goiás no Serra Dourada. Na mesma rodada, o São Paulo perdia seu último jogo no campeonato para o Palmeiras. Ali o Grêmio tinha que ganhar ou empatar no Serra Dourada, sendo que o Goiás tava perigando cair.

Só que, bem nesse jogo, descobriram a avenida Wellington, o ponto fraco daquele time do Grêmio, e a coisa degringolou.
Vicente Fonseca disse…
Naquele 4 a 0 sofrido do Goiás, o Grêmio perdeu a chance de encostar e tocar o terror no São Paulo. De fato, foi um marco importante.

O jogo contra o São Paulo aqui foi uma boa partida do Grêmio, que até poderia ter vencido, pelo segundo tempo. No primeiro, houve equilíbrio, com o São Paulo tendo as melhores chances. O erro naquele gol relâmpago do Danilo foi mesmo do Alessandro.
Vicente Fonseca disse…
Souza foi um dos melhores em campo naquela tarde. Vejam minha crônica naquele dia.

http://fonsecavicente.zip.net/arch2006-10-22_2006-10-28.html#2006_10-22_23_45_27-117930615-0
O Souza jogou muito mesmo. Ele quase marcou um gol driblando toda a defesa do Grêmio e chegando na cara do Galatto. Na hora de concluir, chutou à esquerda do goleiro e, por sorte, a bola bateu na trave. Se entrasse, o Grêmio perderia aquela partida.

Teve também aquele erro crasso no meio-campo, quando o Wellington simulou uma falta. O Souza roubou a bola, chutou de fora da área e a bola explodiu no travessão.

Arrepios repentinos eriçam os pêlos dos meus braços...
Anônimo disse…
Aquele jogo o Grêmio teve que correr o tempo todo atrás.

E foi mais um dos jogos em que Héber matou o time do Grêmio
Anônimo disse…
Nesse jogo do Goiás, outro Souza acabou com vocês. E aquele angolano também jogou pra caralho.
Vicente Fonseca disse…
JOHNSON, é o angolano. E Vítor, esse mesmo do atual Goiás, foi um dos melhores em campo.
Anônimo disse…
Bah, cara, falando nisso, que merda ver aquele Obina nigeriano começando partidas como titular na Inter de Milão. Poderia ter rendido uns belos milhões e golos aqui no Inter.

Achei ele com muita personalidade contra o Verona. Teve um lance que o Ibrahimovic não acompanhou e ele PUTEOU explicitamente o sueco.
Vicente Fonseca disse…
Esse Obinna no Inter (o Inter daqui) foi uma coisa duas vezes meio sem explicação: porque veio e porque foi embora. Não o vi jogar ainda, mas imagino que seja daquele jeito africano clássico.
Putz, Johnson...

Mudem de assunto, senão entrarei em melancolia daqui a pouco.
Anônimo disse…
Sim, Vicente atacante africano clássico.