Série B define rebaixados hoje

Termina hoje a Série B 2008. Ontem, a 38ª rodada teve início com um término de temporada melancólico para 3 times, e glorioso para uma delas. O Gama (19º, 35), rebaixado, terminou sua horrorosa campanha empatando em casa com o medíocre Bahia (10º, 52) sem gols, para um público de 83 testemunhas. Já o Santo André (2º, 68) fez 3 a 1 no Paraná (11º, 49) e só perde o vice-campeonato se o Avaí derrotar o São Caetano hoje à tarde.

Há tempos a briga para não cair à Série C é mais emocionante que a de subir à Série A. Desde que os pontos corridos foram adotados, em 2006. Não será diferente desta vez. Com os quatro promovidos definidos antecipadamente (Corinthians, Avaí, Santo André e Barueri), resta saber quem preencherá as duas vagas finais da Terceirona 2009, já que Gama e CRB já caíram. Cinco equipes lutam contra o abismo. Veja a situação de cada uma delas.

ABC (14º, 45): está em melhor situação. Visita o lanterna CRB (24). Vencendo ou empatando, estará livre. Perdendo, só cai se pelo menos três de seus quatro adversários diretos vencerem seus jogos.

América-RN (15º, 43): o arqui-rival do ABC vive momentos tensos. Mesmo que não esteja na zona fatal, recebe o campeoníssimo Corinthians (85) no Machadão. Vencendo os paulistas, escapa. Empatando, só um entre Fortaleza, Marília e Criciúma poderá vencer. Perdendo, precisa por dos destes três resultados: derrota do Fortaleza, Marília e/ou Criciúma não podem ganhar.

Fortaleza (16º, 42): leva vantagem sobre o Marília no número de vitórias (11 a 10). Tem um jogo teoricamente fácil, recebendo o desinteressado Bragantino (5º, 57). Vencendo escapa. Caso empate, precisa de duas destas três combinações favoráveis: derrota do América-RN para o Corinthians, empate ou derrota de Marília e/ou Criciúma. Se perder, só não cai se o Marília perder e o Criciúma não vencer.

Marília (17º, 42): situação difícil pela atual colocação e por ter poucas vitórias. Vencendo o desinteressado Ceará (12º, 49) em casa, precisa de um entre estes três resultados: derrota por goleada histórica do ABC (precisa tirar 10 gols no saldo), empate ou derrota do América-RN e empate ou derrota do Fortaleza. Empatando, precisa que o Fortaleza perca e o Criciúma não vença. Perdendo, será rebaixado.

Criciúma (18º, 41): está em situação absolutamente dramática, precisa de um milagre. Primeiramente, terá o confronto mais complicado: visita a Ponte Preta (6º, 55). Se vencer, precisa que dois entre América-RN, Fortaleza ou Marília não vençam. Caso os potiguares empatem com o Corinthians, a vitória do Criciúma precisará ser por 6 gols de diferença. Se empatar, precisa de derrota do Fortaleza por 10 gols de diferença contra o Bragantino e que o Marília não vença. Se perder, obviamente cairá.

Comentários