Sobrevida no Vale do Aço

O começo previa não apenas dificuldades, como a formação de uma pequena tragédia. Em um contra-ataque, aos 5 minutos, Pablo Escobar marcou 1 a 0 para o Ipatinga diante do Grêmio num Ipatingão às moscas. Não só o título virava miragem como a Libertadores ficava ameaçada. Mas foi só impressão, a primeira e errônea impressão de uma tarde tranqüila, de goleada, de garantia na Libertadores, de ainda o sonho do título e que terminou com muito gremista até esquecendo seu time para secar os são-paulinos diante do Fluminense.

Nem a volta do erro de colocar Souza na ala esquerda foi um problema para o Grêmio golear o Ipatinga com naturalidade. Marcel empatou cedo, 12 minutos, e o time de Minas Gerais perdeu o controle a partir dali. Jean, que fez a grande jogada do primeiro gol, marcou o segundo, de cabeça, em bola parada. Aos 29, uma tabela de grande facilidade culminou no gol de Marcel, o terceiro. O centroavante teve de deixar o campo, e Celso Roth voltou a inventar um 3-6-1, colocando Hélder e puxando Souza para a criação, esquema que reconhecidamente já não deu certo. Não por isso, mas por um relaxamento natural, o Ipatinga veio para cima nos minutos finais, especialmente pela esquerda defensiva gremista ou, quando muito, em saídas nas costas de Felipe Mattioni, que Léo quase sempre cobria com seriedade e eficiência.

O único medo, irracional, da volta do intervalo, era uma reprise de Salvador. Com a vitória definida a partir do gol de Léo, aos 8, ouvir o que ocorria no Morumbi era mais interessante. Não o fiz, para poder escrever esta resenha com total propriedade e por uma questão de superstição. O gol do Fluminense dava ao Grêmio muita esperança, ou ao menos uma garantia de que a decisão seria mesmo domingo que vem, já que o time de Muricy só garantiria a taça fazendo dois gols. Saiu o gol de Borges a seguir, e nada em Ipatinga. Semana que vem há o Atlético-MG, que nada mais tem a fazer no campeonato. Como o Goiás, diga-se.

Campeonato Brasileiro 2008 - 37ª rodada
30/novembro/2008
IPATINGA 1 x GRÊMIO 4
Local: Ipatingão, Ipatinga (MG)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Público: não divulgado
Renda: não divulgada
Gols: Pablo Escoobar 5, Marcel 12, Jean 23 e Marcel 28 do 1º; Léo 8 do 2º
Cartão amarelo: Paulinho Dias e Pablo Escobar
Expulsão: Sílvio 42 do 2º
IPATINGA: Fred (5), Afonso (5,5), Sílvio (3), Léo Oliveira (4,5) e Beto (4,5) (Anderson, intervalo - 4,5); Augusto Recife (4,5), Paulinho Dias (5), Patrick (4) e Pablo Escobar (5,5) (Luís Fernando, 34 do 2º - sem nota); Adeílson (5,5) e Ferreira (5) (Müller, 15 do 2º - 4). Técnico: Luís Fernando Flores (interino - 4)
GRÊMIO: Victor (6), Léo (6,5), Pereira (6) e Jean (7,5); Felipe Mattioni (6), Rafael Carioca (6), Willian Magrão (6) (Adílson, 29 do 2º - 5,5), Tcheco (6) e Souza (5,5); Perea (5,5) (Soares, 38 do 2º - sem nota) e Marcel (7,5) (Hélder, 38 do 1º - 5). Técnico: Celso Roth (6)

Foto: Sérgio Roberto/Futura Press

Comentários

Tenho minhas dúvidas se tomaríamos aquele gol se Hélder fosse titular. Mas enfim, não adianta especular agora.

Evandro Rogério Román mandou Tcheco voltar uma cobrança de falta que ele bateu sem ter formado barreira, na frente da área do Ipatinga. Na hora lembrei do Gre-Nal. Por que sempre essa falta de critério contra nós?

Vice-campeonato garantido, vaga na Libertadores pela porta da frente garantida. Mas certo que todo mundo vai lotar o Olímpico esperando por um milagre semana que vem.

E lá vamos nós sofrer de novo...
Anônimo disse…
Fiz a mesma coisa quando o Grêmio garantiu a vitória - fiquei assistindo o jogo do SPFW.

Continuo cético - afinal, esse SPFC não anda tropeçando muito - dois jogos seguidos seria praticamente um acidente. Mas não dá pra duvidar e as chances matemáticas persistem.

Se a gente for ver, as chances não são tão insignificantes assim, pois seria apostar na vitória de dois mandantes. O fato do Goiás não jogar no Serra Dourada pode ser fator determinante.
André Kruse disse…
Altamente elogivavel esta postura de fidelidade a partida e a resenha.

Registrei no meu blog esse lance citado pelo Frederick. Na época grande polêmica na imprensa gaúcha, a maioria defendo a marcação do árbitro. Depois desse novo lance não vi ninguem comentando sobre o descritério do juiz.
Vicente Fonseca disse…
Obrigado pelos elogios, André.