Hora de tirar o Boca

A Sul-Americana, apesar de suas desestimulantes fases iniciais, pode proporcionar belos confrontos. Internacional x Boca Juniors provavelmente será o mais interessante de toda esta edição de 2008. E mesmo que seja uma copa ainda pouco valorizada por clubes brasileiros, penso que o Inter deveria dar a ela importância total neste momento.

Obviamente enfrentar o Boca já tem um poder mobilizador intrínseco, mesmo que os xeneizes venham descaracterizados, mas há mais razões que apontam para que o colorado tome esta direção. Não falo - ainda - em priorizar a Sula em detrimento do Brasileiro, mas no mínimo dar-lhe importância similar.

Porque o time não tem mais chances de título nacional, e remotíssimas possibilidades de chegar na Libertadores. Porque o Inter é o clube brasileiro de maior tradição na Sul-Americana, valoriza esta competição um pouco mais que seus outros conterrâneos. E teria a honra de ser o primeiro clube nacional a trazer a taça para o Brasil. Porque é a grande (e última) chance que este time milionário tem de levantar uma taça de porte em 2008. Porque o Boca está entalado nas gargantas rubras desde 2004. E porque a Sul-Americana, afinal de contas, está aí para que alguém a ganhe.

E apesar de este time colorado ser pouco confiável - muito embora os jogadores qualificados que tem, penso que está na Padre Cacique o principal candidato ao título da Sul-Americana. Somando os fatores qualidade do grupo e interesse na taça, uma adição bastante subjetiva, vejo o Internacional como o que mais tem possibilidades. Mas é mata-mata, e há o Boca pela frente. Tudo isso pode ir por água abaixo.

Lembrando que, até este momento, o Inter está entre os oito melhores da Sula sem ter ganhado sequer uma partida: empatou todas, passando no saldo qualificado pelos reservas do Grêmio e pela Universidad Católica. Contra o Boca Juniors, dificilmente esta lógica se repetirá. Vencer hoje é fundamental, para que o objetivo de um título significativo entre na sala de troféus do Beira-Rio em 2008, como era a expectativa de todos no começo da temporada.

Comentários

Anônimo disse…
Que belo jogo fez o Marcão. Com boa cobertura, se aventurou muito bem ao ataque. D'alessandro achava que era superclássico. Edinho esteve muito desatento com a bola, mas teve bom posicionamento. E o ataque fluiu bem. Que alegria.

Com 2 x 0 há chances de se classificar sim! Até porque D'alessandro e Guinazu têm bolas suficientes pra agüentar a Bombonera.
Lique disse…
bah, mas que VARZEA aquele jogo do palmeiras. incrivel o juiz ter marcado a paradinha do diego souza e nao ter marcado o quanto o goleiro se adiantou (deu um salto de 1 metro e meio pra frente) nas duas cobranças. sem contar a falta do leo lima que entrou bastante.
Anônimo disse…
O "boquita" até tem qualidade em termos de velocidade de avanço, mas errou quase todos os passes e dribles. Facilitou muito o trabalho dos colorados.

No entanto, me chamou muito a atenção o fato do Inter ter recuado tanto após o primeiro gol, deixando o Boca jogar. Se fosse o time titular, dificilmente o Inter escaparia de tomar um gol, tendo a atitude que teve.

Quanto à torcida, dois fatos:
1) o narrador do SporTV, Eduardo Moreno, disse, em um determinado momento, que a torcida do Inter estava tímida e que só se ouvia a do Boca. Só que o que se ouvia era a cantoria do INTER. O cara acho que tava chapado, sei lá.

2) Pelados em Santos. O QUE É AQUILO? Péssima escolha.
Vicente Fonseca disse…
Sim, a cantoria era do Inter mesmo. Mas se assemelhava tanto à de clubes argentinos que o narrador nem percebeu a diferença.