Uma emblemática goleada

Semana de Gre-Nal é sempre assim: "este Gre-Nal será o mais importante e empolgante dos últimos anos", é o que se costuma dizer quase sempre. Porém, não são todos os Gre-Nais que entram para a história, que serão lembrados por décadas. Aí está a importância deste 28 de setembro de 2008, dia que dificilmente sairá da memória dos torcedores gaúchos, especialmente os colorados. Foi a noite em que o Grêmio perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro sofrendo uma goleada do rival.

O 4 a 1 foi construído no primeiro tempo, justamente naquilo que o Grêmio teve de melhor em sua campanha: a defesa. Se pequenos erros em Gre-Nais costumam custar caro, uma pane generalizada no sistema defensivo é paga com placar elástico. O time de Celso Roth entrou quase completo, apenas com Orteman no lugar de Willian Magrão, que carecia de ritmo - viu-se isso no segundo tempo. A postura tricolor de início foi boa, agressiva. Mas aí veio a primeira das quatro bolas paradas: Alex levantou, Orteman cortou e D'Alessandro, sozinho, pegou o rebote de sem-pulo, marcando um golaço.

Mesmo sofrendo o gol logo a 4 minutos, o Grêmio não se abateu. Tcheco se adonou completamente da meia-cancha e tocou a criação do time dali em diante. Orteman e Léo perderam sem goleiro após linha de impedimento mal feita. O Internacional levava grande perigo nos contra-golpes. Guiñazu quase marcou o segundo, mas foi Tcheco, solto na entrada da área, quem marcou o golaço tricolor, aos 18. O Inter sentiu por uns 3 minutos o gol, mas logo retomou a iniciativa. Marcou o segundo em bobeira da zaga gremista, que ficou reclamando enquanto Alex adentrava a grande área para fazer o segundo. E ali o Grêmio perdeu o controle, aos 28 minutos: depois de ter conseguido o empate, sofre o segundo de forma infame.

Os outros dois gols foram absolutamente inaceitáveis para uma zaga tão entrosada. Verdade que a lesão de Pereira no começo foi problemática, mas mesmo sem ele o trio defensivo já havia se comportado bem em outros jogos. Aos 40, Réver apenas olhou Índio, o Homem Gre-Nal de 2008, dar uma casquinha e matar Victor, após cruzamento de D'Alessandro. Aos 45, a zaga fez linha burra e deixou Nilmar livre para fazer o quarto, em bola levantada pelo argentino, com grande qualidade. Para piorar ainda mais as coisas para o lado azul, Tcheco e Edinho são expulsos. Nem precisa dizer quem perdeu mais com a dupla expulsão.

O segundo tempo foi o maior presente que a torcida colorada podia ter ganhado. A expectativa inicial, com o tricolor desmantelado e sem seu melhor jogador, era de uma goleada ainda mais ampla. O Grêmio com apenas Marcel na frente começou até bem, criando chances, mas sempre quem esteve mais perto de marcar foi o Inter. Foi um festival de olés e humilhação para cima do tradicional rival. Poucas coisas podem ser mais deliciosas que isto em futebol.

Foi uma vitória incontestável do Internacional, que foi mais eficiente nos momentos decisivos e explorou as fragilidades que o Grêmio apresentou. D'Alessandro comandou tudo com seu toque de classe no meio, mas Alex foi sempre perigoso, Nilmar levou pânico em contra-golpes, Guiñazu mostrou a raça de sempre, a defesa esteve segura. O time mantém a proximidade com a zona da Libertadores, atinge a quarta vitória consecutiva e agora deve embalar de vez na competição.

E o Grêmio sofre justamente aquilo que não poderia. Perde a liderança com uma goleada para o maior rival. Serão 11 rodadas em que a remobilização tem de ser muito rápida para que todo o trabalho do campeonato não vá por água abaixo. Mais do que dividir a ponta com o Palmeiras, o temor é de que haja uma saída do G-4, se mantida esta queda. O quinto colocado já está a 4 pontos. E ainda não terá Tcheco pelos próximos dois jogos. Desafio difícil, mas os próximos 4 jogos (Botafogo, Santos, Portuguesa e Sport) têm de ser de vitória, obrigatoriamente. Mas o importante é simplesmente ganhar a próxima. Projetar muito a frente não deve ser a prioridade. A volta das vitórias, que não aparecem há 4 rodadas, é o fundamental. É óbvio que o título ainda é possível, mas reverter a tendência é que é a grande questão. Serão 11 finais, uma por uma.

Em tempo:
- Arbitragem ruim de Roman. As duas faltas dos primeiros gols colorados são no mínimo discutíveis, faltas invertidas, descritério em marcações de falta e aplicação de cartões e um pênalti não dado em favor do Grêmio no segundo tempo. Ao menos os bandeiras foram bem, acertando o gol de Nilmar e anulando outro no segundo tempo. Tudo passará despercebido pelo chocolate vermelho.

- Paulo Odone, agora, vira o vilão da semana. Tivesse o Grêmio vencido, seria "um grande motivador". Em semana de Gre-Nal, o melhor é ficar sempre calado.

- Clemer fez a festa com a galera colorada, comandando o "Tá chegando a hora". Momento histórico.

Campeonato Brasileiro 2008 - 27ª rodada
28/setembro/2008
INTERNACIONAL 4 x GRÊMIO 1
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Público: 42.590
Renda: R$ 728.200,00
Gols: D'Alessandro 4, Tcheco 18, Alex 28, Índio 40 e Nilmar 45 do 1º
Cartão amarelo: Gustavo Nery, Orteman, Léo, Tcheco, Jean e Willian Magrão
Expulsão: Edinho 50 e Tcheco 50 do 1º
INTERNACIONAL: Clemer (5), Ângelo (6,5) (Danny Morais, 37 do 2º - sem nota), Índio (7,5), Bolívar (6) e Gustavo Nery (6); Edinho (5,5), Guiñazu (7), Magrão (6,5), D'Alessandro (8,5) (Taison, 34 do 2º - sem nota) e Alex (7,5); Nilmar (7,5) (Adriano, 43 do 2º - sem nota). Técnico: Tite (8)
GRÊMIO: Victor (4,5), Léo (4,5), Pereira (sem nota) (Jean, 10 do 1º - 4,5) e Réver (4,5); Paulo Sérgio (4) (Souza, intervalo - 4,5), Rafael Carioca (5,5), Orteman (4,5), Tcheco (6) e Anderson Pico (5); Perea (4,5) (Willian Magrão, intervalo - 5) e Marcel (5). Técnico: Celso Roth (4)

Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm

Comentários

Anônimo disse…
o pessoal da patrulha POE O SOUZA é que tá feliz com a suspensão do tcheco...
Marcelo disse…
Não esperava outra coisa deste juizinho:
http://www.youtube.com/watch?v=1PLPd_FUYQc
Anônimo disse…
CHOC CHOC CHOC CHOC CHO-CO-LA-TE! Cadê a máquina do odone??? Acho que esse Gre-Nal deixou as coisas bem claras. Aliás, os 4 sairam barato... Não tivesse o Inter perdido tantos gols e administrado o jogo no 2o tempo, podia ter sido um novo 8 x 1. Mas ficou de bom tamanho. O chororô do Santana na TV-COM foi uma das coisas mais patéticas e hilárias que já vi!
Anônimo disse…
Concordo com a tua análise do jogo, Vicente. O Inter não fazia partida boa, mas o Grêmio pecou muito na defesa. Aí o Inter cresceu e poderia até ter feito mais. Quanto ao juiz, acho que nas faltas ele teve critério: apitou até pensamento. Pros dois lados. Este pênalti não posso opinar, pois estava do outro lado. Achei que ele pecou disciplinarmente no fim do jogo, quando alguns jogadores do Grêmio se safaram do amarelo.
Vicente Fonseca disse…
Prestes, muitas vezes ele deu falta em um determinado tipo de lance, mas em jogada semelhante não dava a seguir. Parecia perdido, querendo compensar. O pênalti foi bastante claro, quando o Clemer impediu a passagem do Marcel dentro da área, até de forma desnecessária, já que Bolívar já parecia ter dado conta do lance. Lance para pênalti e expulsão.
Lique disse…
se tivesse vencido, não seria grande motivador, ainda seria uma grande bobagem que ele falou. é o OPOSTO do que se deve fazer, como sempre ensinaram os mestres felipão e koff. é sempre jogar o favoritismo pro outro lado. felipão já disse que ANGOLA era favorita contra portugal na copa, não foi? aquela declaração foi até criticada por jogadores do grêmio, no dia.

pra mim, odone foi, sim, grande motivador, mas do inter.
Lique disse…
e, não é a verdade, por que são ótimos reforços e houveram lesões, mas parece que os novos jogadores vieram pra bagunçar a (saraiva) IDÉIA DE TIME (/saraiva) do grêmio.
Vicente Fonseca disse…
Não estou dizendo que eu acho que ele seria um grande motivador caso o Grêmio tivesse vencido; só acho que não faltaria quem dissesse isso. Repito: semana de Gre-Nal tem mais é que ficar quieto. Vide Denis Abrahão (1997) e Saul Berdichevski (2004).
Anônimo disse…
E D'Ale Inter!!!
André Kruse disse…
a semana grenal começou com o Fernando Carvalho dizendo que o Grêmio só era lider por causa da arbitragem e terminou como o Luigi chamando o time do Gremio, especialmente o Tcheco, de cai-cai.

Tivesse sido outro o vencedor, daria pra dizer que os dirigentes colorados motivaram os jogadores gremistas.

Não dá mais prá aguentar comentarista de resultado. e aparentemente é isso o que mais temos no momento.
Vicente Fonseca disse…
Sobre os comentaristas de resultados, ontem mesmo ouvi alguém do Bate-Bola (não sei se o Nando Gross ou o Saraiva) falar que o grupo do Grêmio era precário e fazia campanha superior ao que podia.

Antes da partida, o banco do Inter era Lauro, Marcão, Danny Morais, Taison, Andrezinho, Adriano e Daniel Carvalho. O do Grêmio, Marcelo Grohe, Jean, Willian Magrão, Souza, Soares, Reinaldo e Morales. No mínimo, há equilíbrio.
Anônimo disse…
O banco pode até ter algum equilíbrio, mas não tem nem graça comparar os times titulares. Aliás, ontem foram os titulares ou os reservas? Fiquei na dúvida...
Anônimo disse…
Aliás, ontem a única coisa que faltou foi um penalti para o Clemer bater!
Vicente Fonseca disse…
Ontem, o time do Inter foi melhor e o Grêmio teve uma tarde infeliz. O colorado vive um melhor momento. No campeonato, o tricolor faz campanha ainda bem superior, ainda que a diferença tenha diminuído. Definir quem é o melhor apenas por um jogo só vale se for mesmo flauta.
Anônimo disse…
Os próprios gremistas estavam desconfiados de seu time e de seu técnico mesmo quando já estavam há varias rodadas na liderança. O que aconteceu é que, após ser eliminado cedo das competições que disputava, o gremio teve tempo de adquirir preparo físico e entrosamento antes dos outros. Agora que os demais times chegaram no mesmo patamar de preparo físico e entrosamento, a qualidade técnica é que está fazendo a diferença e a queda tricolor é natural e esperada.
Vicente Fonseca disse…
As melhores atuações do Grêmio não vieram nas primeiras rodadas, e sim justamente na metade do campeonato. Impossível que um time "precário e deficiente" goleie Figueirense e Atlético-MG, derrote duas vezes o São Paulo (será o único dos 20 times a fazer isso), vença o Cruzeiro com tamanha superioridade, entre outras grandes atuações.
Anônimo disse…
Então como a diferença entre os dois times caiu de 18 para 8 em apenas um mês? Concordo que não se deve analisar um único jogo, mas sim tendências.
Vicente Fonseca disse…
Sim, foi justamente isso o que eu disse: o Inter vive um momento muito melhor, tirou bastante a diferença.

Só não acho que devemos esquecer todo o restante da campanha. Não podemos ignorar que o Grêmio foi o time que apresentou incontestavelmente o melhor futebol do campeonato por pelo menos metade do torneio. Assim como, neste returno, peca pela falta de regularidade, uma de suas principais virtudes no turno.
Anônimo disse…
Deu TUDO errado para o Grêmio ontem. Pereira foi liberado antes da hora, forçando a queimar uma substituição; primeiro gol do Inter muito cedo no jogo; expulsão dupla de Tcheco, melhor jogador gremista em campo, e Edinho, pior colorado naquele momento; segundo gol numa lambança do juiz, que já tinha marcado mal a falta do primeiro; pane na zaga, com um momento no fim do primeiro tempo que era levantar bola na área e gol do Inter; substituição infeliz do Roth, tirando Perea e tirando toda a capacidade de reação do próprio time. Isso para não contar as várias atuações individuais sofríveis - Rever fez primeiro tempo de chorar, Orteman foi tenebroso, Paulo Sergio era uma avenida, Pico cometeu alguns dos chutes mais bisonhos da história do clássico e por aí vai. E nada disso apaga a justiça da vitória colorada, prêmio nada exagerado ao time que foi mais eficiente e aproveitou bem as circunstâncias do jogo. Se não subir no salto e começar a achar que agora ganha de todo mundo (circunstância para a qual já deve estar bem vacinado, diga-se), acho que o colorado vem bem para a reta final do campeonato.

Mais uma coisa. Os que estão elogiando o árbitro do jogo por aí devem ter acompanhado um jogo diferente do meu, só pode ser. Juiz confuso, marcou várias faltas que não ocorreram, inverteu tantas outras, fez uma lambança danada no segundo gol colorado - não me venham com conversa, se o juiz vira as costas e conta os passos da barreira é óbvio que se optou pela barreira e então não pode cobrar sem ela - não marcou pênalti no Marcel e não expulsou Jean por ter agredido o Nilmar, lance que aconteceu na frente do árbitro. A ZH dar nota 7 para um juiz que comete tudo isso é um descalabro quase inacreditável.

Título ainda dá, claro que dá - mesmo porque a concorrência não é tão forte assim, para ser bem honesto. Palmeiras escapou de perder para o Náutico, Cruzeiro e Botafogo sumiram, São Paulo e Flamengo seguem irregulares. O nó a ser desatado, aqui, é o da própria queda de rendimento tricolor - temos um mês de tabela razoável pela frente, cabe ao tricolor usá-lo em seu beneficio e voltar a somar pontos.
Anônimo disse…
Time que joga com 3 zagueiros e deixa o CENTROAVANTE do adversáro completamente sozinho. Time que deixa o melhor cabeceador do adversário (Índio) cabecear sem ninguém para acossá-lo. Time que toma gol em cobrança rápida de falta. Time que toma o maior totó dos últimos tempos que eu já vi. Esse é o Grêmio de ontem. Orteman, Pera, Marcel, Anderson Pico. Não há como jogar com 4 jogadores a menos. Foi um banho de bola histórico do Inter. O time perdeu na qualidade e no preparo físico. Foi vergonhoso. Deu pena de ver o tricolor ontem. Se melhorarmos um pouquinho conseguimos garantir uma vaga na Sul- Americana. O título? Quem sabe no ano que vem.
Vicente Fonseca disse…
O velho Amengual pessimista de volta! Prevejo o tricampeonato com umas 4 rodadas de antecedência agora!

dshdshsdhd
Anônimo disse…
Os próprios gremistas estavam desconfiados de seu time e de seu técnico mesmo quando já estavam há varias rodadas na liderança. isso EM TESE. fosse verdade, não haveria APLAUSOS ao roth em cada rodada. NATUSCH e eu somos da uma mminoria que sempre VAIA celso roth. próximo jogo, aliás, deixaremos de lado o sentimento de fazer parte de uma MINORIA e vaiaremos - eu, ao menos, vaiarei - a plenos pulmões.

e outra: li na zh q o grêmio tem o botafogo em casa como 'BARBADA' e que o mesmo botafogo é 'PEDREIRA' na última rodada, pro palmeiras. coerencia pra q???

e digo maaaaais, vai ser barbada se o grêmio jogar às ganha. o IPATINGA era BARBADA e foi aquele terror. vai ser fácil se o grêmio tornar fácil. do contrário, com essa bolinha, vai continuar sendo muito difícil.

e ainda, ehuaheuhae, alguém PELAMORDEDEUS faz o favor de PREGAR o paulo s[érgo e o anderson NECKLESS pico nas laterais...

pra piorar, o barça ganhou do espanyol, de virada.

como eu sofro... asjkhlgkasg
Vicente Fonseca disse…
E vocês vaiavam ele muito mais por folclore/superstição que por qualquer outra coisa.
Anônimo disse…
Cara, na real o que o Grêmio tinha a seu favor no campeonato era na parte tática e física. Na parte técnica, sempre se soube que era pra Sul-Americana, talvez última vaga da Liber. Agora as coisas se equilibraram porque times como Inter, SP, Goiás e Palmeiras vem se equilibrando. O Cruzeiro e o Flamengo sempre irregulares, mas sempre pontuando. O Grêmio vai ter que ter um trabalho tático excelente agora pra ser campeão, porque antes era o Grêmio ajustado contra times desajustados, agora enfrenta times parelhos tecnicamente - alguns até superiores - e entrosados. Pra fazer esse time que só tem um criador e finalizador (Tcheco) jogar vai ser difícil.
Anônimo disse…
Isso porque os laterais são improdutivos e a dupla de ataque não sabe chutar. Antes, além do Tcheco, havia a chegada do W. Magrão, que se machucou - o que é normal. Anormal estava sendo a seqüência de jogos sem gremistas lesionados. Rafael Carioca tem boa saída de jogo, não é opção de ataque. O foda é que mudar o time agora é complicado por que até ganhar corpo pode ser tarde. Os reforços, Souza e Ortemann, e o Soares que pode - e deve - entrar no lugar do Marcel, vão oscilar ainda, vão perder divididas, vão estar desentrosados, vão errar lances fáceis. Isso é normal. Aí é que reside o problema, mas o Grêmio vai ter que mudar, tem que tirar o Marcel, tem que botar alguém que tenha condições de fazer o jogo andar pelas laterais. Pico até fez, mas é irregular, não dá pra contar, e na defesa é desastrado.
Vicente Fonseca disse…
Quando iniciou o campeonato, imaginei o Grêmio lá pela 7ª, 8ª colocação. Depois, o time foi crescendo coletivamente, algumas apostas viraram afirmações (Carioca, Magrão, Réver) e o plantel foi ganhando em opções (vide banco de ontem), o que me faz pensar que está entre os melhores do país, ainda que não seja O melhor. Quando olho para o Palmeiras, tido como um grande elenco, vejo ótimos jogadores na frente (porém sem reservas à altura) e um punhado de zagueiros atrapalhados atrás.

A perda de Willian Magrão foi bastante sentida, até porque Roth talvez tenha optado pelo jogador errado mesmo (Orteman, em vez de Makelele). Mas é difícil crucificá-lo. A saída de Perea para a entrada de Souza sim, foi um erro um pouco mais sério.

Sobre o Marcel, concordo que ele não vem rendendo, mas ontem não se pode acusar ele de absolutamente nada. Jogou sozinho contra uma defesa que teve dois atletas em jornada monstruosa, não recebeu cruzamentos decentes e ainda ficou isolado no segundo tempo. Concordo que Morales e Reinaldo de repente recebam chances, mas acho que ele vem fazendo um Campeonato Brasileiro até bom. Caiu junto com o time nas últimas rodadas.
Vicente Fonseca disse…
Ah, e laterais têm que ser item obrigatório nas compras para 2009. Especialmente na esquerda.
Anônimo disse…
Cara, eu ainda acho q falta alguém que finalize. Por isso, o Magrão não poderia ser substituído pelo Makelele. Claro, o ideal é tu contar com atacantes que saibam chutar, aí tu não precisa que um segundo volante faça isso. O Souza chuta bem de fora da área, o problema é achar uma posição pra ele. Acho que deveria jogar no lugar do P. Sérgio. Mas como ALA de verdade, quase ponteiro. Perea bem aberto na esquerda e Souza na direita. Sei que já se testou um pouco isso, mas acho que não foi suficiente. Deve-se insistir, visto que a qualidade dele é muito superior a do P. Sérgio e o Grêmio tem problemas de ataque - os jogos com o Galo e Figueira, se comprovou depois - e até antes - que são times que levam muitos gols. Na maioria das vitórias do Grêmio, os gols foram meio paridos a forcéps, por que o Marcel e o Perea não finalizam um ovo.
Vicente Fonseca disse…
Reinaldo finaliza bem. Mas vive machucado...

Também sinto falta daquela marcação pressionando a saída de bola adversária. Contra o Atlético-PR, viu-se essa pressão, mas nos últimos jogos isso deixou de ser uma constante.
Anônimo disse…
Nos últimos anos meu pessimismo, lamentavelmente, tem se confirmado. Realmente estava confiante no título esse ano, entrementes, o segundo turno do Grêmio é ridículo, digno de campanha para o rebixamento. A fase é muito ruim. Talvez, com duas vitórias em casa na sequência aquelas chamas de outrora reacendam em mim. Abçs.
Vicente Fonseca disse…
Foi o setembro negro. Nenhuma vitória desde 31 de agosto. Entrementes, não me esqueço do pessimismo do amigo após aquela goleada sofrida diante do Caxias, ano passado, seguido de uma façanha incrível, hehehe.

Só para constar, Grêmio é 15º no returno, 38% de aproveitamento. Inter é vice-líder. Goiás campeoníssimo.
Anônimo disse…
Essa marcação pressão o Grêmio conseguiu fazer nos primeiros vinte minutos do jogo ontem, só que afrouxou lá atrás. O Grêmio não tem mais, nem terá o mesmo entrosamento do fim do primeiro turno. Repetir o time como vinha fazendo era algo extraordinário. Tomar gol de bola parada é falta de entrosamento, de saber quem vai em quem, se é pra sair da área ou pra marcar, essas coisa que o Grêmio perdeu acho que não voltam mais. Ainda por cima perdeu o organizador pro próximo jogo, e o Pereirão, provavelmente, que andava soberbo na bola alta.
Anônimo disse…
O assunto do dia não é o Grenal. O assunto do dia é o ensaio sensual da musa do Cofatrago, Isabel Swan, na revista Vip. Fotos no Terra e no Uol. Segundo a notícia, ela se diz bem soltinha. Não é isso o que a gurizada do truco fabicano acha. Imperdível!
Vicente Fonseca disse…
Puro marketing (as declarações, não as fotos). Sempre foi uma moça RECATADA.

http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI3219786-EI1118,00-Sou+bem+soltinha+diz+velejadora+em+ensaio+sensual+para+VIP.html
Marcelo disse…
O lugar do Souza e o do Orteman deve ser na lateral do campo. Do lado de fora, bem sentadinhos no banco.


Depois do jogo me dei conta de mais um detalhe na roubalheira. No Penalti não marcado, Clemer deveria ter sido expulso.