Futebol, não; calcio

Há tempos eu não via um jogo do Campeonato Italiano, mais por impossibilidade e colisão de horários com jogos no Brasil que por qualquer outra razão. E o que vi hoje foi aquela partida que serve de perfeito estereótipo quando pensamos no Calcio: um jogo murrinha, sem grandes emoções, com defesas suplantando ataques, baixa qualidade técnica de parte a parte e, claro, 0 a 0.

Este foi Sampdoria x Juventus, no Luigi Ferraris, em Gênova. Uma partida em que as duas equipes precisavam ganhar: a Samp porque jogava em casa e ainda não venceu no campeonato, figurando na zona de rebaixamento; a Juve porque briga pelo título, e quem briga pelo título sempre precisa de 3 pontos. Curiosamente, nenhuma das equipes parece ter feito questão alguma de vencer a partida. Jogaram medrosamente, como que implorando para que a partida acabasse sem gols. E assim ocorreu. No primeiro tempo, somente uma falta batida por Del Piero na trave, além de um chute dele mesmo por cima, foram perigosos.

A Sampdoria é um exemplo raríssimo de time europeu que joga no 3-5-2. Faz isso porque tem dois alas que avançam muito, Stankevicius e Pieri. O lituano tem muita facilidade no apoio, mas seus cruzamentos raramente encontravam Cassano, pois a zaga da Juve é alta e levava vantagem. Pela esquerda, Pieri chegava com qualidade, mas errava todos os cruzamentos. Já a Juventus é um bom time, porém ainda abaixo de Internazionale e Milan, principais candidatos ao scudetto. Talvez esteja no nível da Roma, que corre por fora. Tem nos veteranos Del Piero e Nedved ainda jogadores de qualidade e alguma explosão. Sissoko é o rochedo à frente da defesa, que parece mesmo ser o ponto forte do time. Chiellini é muito bom zagueiro, ainda que hoje tenha tido fraca atuação.

A segunda etapa começou mais movimentada, dando a impressão de que o jogo ganharia em emoção, mas não. A Sampdoria teve mais iniciativa, cresceu em relação ao primeiro tempo, mas escancarou suas deficiências. Cassano, como sempre impaciente, tinha razão de estar: jogou isolado, mal abastecido que era por seus companheiros. A Juventus, então, foi constrangedora: com uma atuação cheia de erros e sem ambição, resguardou-se em busca de um contra-ataque milagoroso, mas Molinaro e Camoranesi erravam demais. Segurou o empate e saiu com 1 pontinho.

Em tempo:
- Belas camisas: a tradicional da Sampdoria, lindíssima, e a reserva da Juventus, dourada.

Campeonato Italiano 2008/09 - 5ª rodada
27/setembro/2008
SAMPDORIA 0 x JUVENTUS 0
Local: Luigi Ferraris, Gênova (ITA)
Árbitro: Gianluca Rocchi
Público: 27.000
Cartão amarelo: Gastaldello, Lucchini, Mellberg e Camoranesi
SAMPDORIA: Mirante (5,5), Lucchini (5) (Bottinelli, 34 do 2º - 5), Gastaldello (5) e Accardi (5,5); Stankevicius (6), Franceschini (5,5), Sammarco (5), Delvecchio (4,5) (Bonazzoli, 42 do 2º - sem nota) e Pieri (4,5); Palombo (5,5) (Dessena, 29 do 2º - 5,5) e Cassano (4,5). Técnico: Walter Mazzari (5)
JUVENTUS: Manninger (6,5), Grygera (5), Mellberg (5), Chiellini (4,5) e Molinaro (5); Sissoko (6,5), Poulsen (5,5), Camoranesi (5) e Nedved (5,5); Del Piero (5,5) (Iaquinta, 28 do 2º - 4,5) e Amauri (5,5). Técnico: Claudio Ranieri (4,5)

Foto: Reuters

Comentários