Faltou o gol

Talvez a única boa notícia da tarde de hoje para os gremistas é a atuação do time. O Grêmio hoje jogou como um postulante título deve fazer. Diante de um adversário inferior, mesmo fora de casa, impôs-se na grande maioria do tempo, jogou com naturalidade, pressionou e criou chances. Mas a fase definitivamente não é boa, e a vitória novamente não veio. E, combinado com os últimos 2 jogos do time na tabela, acabou sendo um resultado ruim.

O Grêmio hoje perdeu muitos golos, é verdade, mas isso é mais mérito de uma excelente atuação de Galatto que propriamente uma imperícia de seus homens de frente. A volta de Perea deu nova vida ao ataque tricolor: marcou muito a saída de bola, desarmou zagueiros próximos à área, abre espaços para os companheiros. Faltou o gol, porém. Na melhor chance que teve, limpou o zagueiro e colocou no ângulo, mas Galatto salvou. Minutos depois, o goleiro do Atlético-PR ainda salvou lance parecido em arremate de fora da área de Paulo Sérgio.

O time de Curitiba só não permaneceu acuado nos 15 minutos finais do primeiro tempo, quando criou duas chances claras para marcar. Mas já no segundo o Grêmio retomou as rédeas da partida, aí definitivamente. Foi acossado por alguns levantamentos paranaenses, mas nada de muito concreto. Com o crescimento de Orteman, o meio-campo passou a marcar e criar com alta qualidade. Houve chances criadas, o gol parecia questão de tempo. E nada de bola na rede.

Celso Roth então tentou mudar as coisas colocando Souza na ala-esquerda no lugar de Anderson Pico, que desde o primeiro tempo corria risco de expulsão. Não deu certo. Torto, o meia pouco participou e, quando o fez, errou. O melhor é deixá-lo na reserva de Tcheco, não há porque insistir em tentar um lugar no time para ele que não seja a criação. Mas, dadas as circunstâncias, foi uma tentativa válida. Morales substituiu Marcel mantendo a produtividade. Será uma alternativa importante nestas 12 rodadas finais. Soares entrou tarde, ainda que Perea tivesse boa atuação. Nestes 8 minutos que permaneceu em campo, sofreu um pênalti bastante claro não marcado pelo mau árbitro, que poderia ter mudado o rumo do jogo. Quando a fase é ruim, não adianta.

Uma rodada que acabou sendo ruim, com Palmeiras e Cruzeiro ganhando e o tricolor só empatando um jogo que poderia vencer. O único ponto bom foi a atuação, além da manutenção da liderança, ainda que agora a diferença seja mínima. Um desempenho que pode dar esperanças à torcida do Grêmio, mas um resultado que deixa todos em apreensão. E semana que vem há Gre-Nal.

Em tempo:
- Péssimo gramado da Arena, que lembra os tempos da Carlos Gomes fechada para as obras da Terceira Perimetral.

- Anderson Pico ou Anderson Lima, heinhô Batista?

Campeonato Brasileiro 2008 - 26ª rodada
21/setembro/2008
ATLÉTICO-PR 0 x GRÊMIO 0
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Público: 20.052
Renda: R$ 328.185,00
Cartão amarelo: Antônio Carlos, Rafael Moura, Ferreira, Anderson Pico, Orteman, Paulo Sérgio e Réver
ATLÉTICO-PR: Galatto (8), Danilo (5,5), Rhodolfo (6) e Antônio Carlos (5); Alberto (5), Chico (4,5), Alan Bahia (5,5) (Márcio Azevedo, 39 do 2º - sem nota), Ferreira (4,5) e Netinho (5,5); Júlio César (4) (Pedro Oldoni, 20 do 2º - 5,5) e Rafael Moura (5) (Zé Antônio, 29 do 2º - 5). Treinador: Geninho (4,5)
GRÊMIO: Victor (6), Léo (6), Jean (5,5) e Réver (5,5); Paulo Sérgio (6), Rafael Carioca (6,5), Orteman (6,5), Tcheco (5,5) e Anderson Pico (4,5) (Souza, 22 do 2º - 4,5); Perea (6) (Soares, 41 do 2º - sem nota) e Marcel (5) (Morales, 36 do 2º - sem nota). Treinador: Celso Roth (5,5)

Foto: Dênis Ferreira Neto/Futura Press

Comentários

Marcelo disse…
Vergonhoso o penalti não marcado.
E o Souza não tem jogado bem, chega a irritar a falta de objetividade dele. Aos 47 do segundo tempo, Morales na área, ele prende a bola junto da lateral e não cruza.
Ponso disse…
Não entendo o 6 pro Paulo Sérgio. Um arremate a gol, apenas. E no resto da partida, atrapalhou o time com mau posicionamento e falta de categoria para dar sequência a lances importantes. Podem chamar de ranço, mas não suporto este cidadão como titular do meu time.
Vicente Fonseca disse…
Olha, eu gostei da atuação dele. Participou bastante e seu chute a gol foi perigoso, ainda que, sem dúvida, chega pouco à linha de fundo.
Marcelo disse…
O Paulo Sérgio também fez um bom cruzamento no 2º tempo que o Marcel cabeceou por cima.
Vicente Fonseca disse…
O problema de analisar o Paulo Sérgio é que ele desperta ÓDIOS E PAIXÕES. Já fui tido como defensor dele, perdi um pouco disso ao longo do ano, mas ainda o acho um jogador no mínimo muito útil.
Anônimo disse…
o problema do grêmio é que não dá pra ser campeão com aquele lado esquerdo...
alguém tem que suspender o contrato do bruno telles e trazer o guria de volta. anderson NECKLESS não dá...
Marcelo disse…
A última meia hora tava mesmo com aquele jeito de que o gol sairia a qualquer momento... A tática agora é empatar o confronto direto com o Palmeiras, vencer sempre que eles vencerem e ser campeão por 1 ponto (por saldo já seria muito arriscado).
Anônimo disse…
Não vi o jogo. Mas tive uns 45 ataques cardíacos ouvindo o jogo pela narração do Marco Antonio Pereira. Se fosse o José Aldo Pinheiro, eu ouviria o rádio no MUTE (ns).

O Grêmio não tem ala esquerdo. Paulo Sérgio é ruim, mas bastante melhor do que as duas opções tricolores no outro lado. Uma pena que Mattione não seja esquerdo.

Mas o Grêmio jogou pra ganhar. Isso já é algo positivo.

Outra coisa interessante é que o Grêmio precisará jogar o Grenal pra ganhar também.
Anônimo disse…
Allgayer, o Grêmio perderia por vitórias em caso de empate por pontos.
Marcelo disse…
OK, vamos ganhar deles, então.