Favoritismo, o mal dos Gre-Nais

Em clássico não há favoritos, as forças se equilibram, o que vale é o empenho, Gre-Nal é Gre-Nal... Todos estes chavões são repetidos à exaustão, fazem parte do folclore do futebol gaúcho e brasileiro. Ultimamente, porém, eles têm ultrapassado esta barreira mística e adentrado no plano da realidade, ao menos no que diz respeito ao maior confronto do futebol rio-grandense.

Na história de 99 anos do Gre-Nal, normalmente quem está em um momento melhor vence. O Inter dos anos 40 e 70, o Grêmio dos anos 60, 90 e início desta década, o Inter do meio destes anos 2000. Mas também houve momentos de disparidade técnica onde havia equilíbrio nos resultados. Na década de 1980, o tricolor ganhou o mundo, mas só venceu 3 Gre-Nais a mais que o rival.

Nos últimos 10 Gre-Nais, o que podemos notar é que apenas em dois deles o time como favorito venceu. No início desta década, o Grêmio era bem superior e encarreirou 13 partidas sem derrota, na maior série sua de invencibilidade. Em 2003/04, foi a vez do Internacional ganhar 7 clássicos em 11 disputados. Porém, a lógica não tem se verificado nos últimos clássicos.

Vejamos as últimas 10 partidas, as situações pré-jogo e os resultados. Somente em 2 destes Gre-Nais (3 x 1 Inter em 2004 e 1 x 0 Grêmio em 2007), a lógica do favorito prevaleceu.

Grêmio 2 x 1 Internacional (Sul-Americana, 22/09/2004): o Inter já havia ganhado quatro Gre-Nais naquele ano, e poderia perder por até um golo de diferença para se classificar. Mesmo sendo um melhor time (ainda que longe de ser um bom time), foi batido por um Grêmio em total crise, quase entregando a classificação. Não chegou a ser uma grande surpresa, porém.

Grêmio 1 x 3 Internacional (Brasileiro, 23/10/2004): um mês depois, o Grêmio jogava melhor, mas foi batido por um adversário superior em pleno Olímpico. Jogo que confirmou a derrocada do tricolor rumo ao rebaixamento.

Grêmio 0 x 0 Internacional (Gauchão, 01/04/2006): primeira partida da final do estadual. O Inter era o grande favorito e pegaria um Grêmio que há 9 dias havia sido eliminado pelo 15 de Novembro em casa na Copa do Brasil. Jogando surpreendentemente melhor, o tricolor perdeu boa chance de vencer.

Internacional 1 x 1 Grêmio (Gauchão, 09/04/2006): o primeiro clássico já dava conta das dificuldades, mas muitos pensavam que o 0 a 0 tivesse sido obra do acaso. Porém, o Grêmio arranca um empate com golos no Beira-Rio num jogo equilibrado e consegue o título de campeão gaúcho, evitando o penta colorado, dado como certo.

Internacional 0 x 0 Grêmio (Brasileiro, 30/07/2006): no Gre-Nal dos banheiros queimados, o Inter veio com reservas, como fizera o Grêmio ontem, jogando a responsabilidade para o rival. Jogo duro, empate sem golos.

Grêmio 0 x 1 Internacional (Brasileiro, 05/11/2006): raro momento em que ambos viviam momento semelhante, ponteando a tabela. Sem qualquer favoritismo de parte a parte, deu Inter, golo de Iarley.

Internacional 0 x 2 Grêmio (Brasileiro, 24/06/2007): o Grêmio era melhor, mas vivia um momento complicado. Recém derrotado pelo Boca Juniors na final da Libertadores e com vários titulares ausentes por desgaste na competição continental, foi ao Beira-Rio como franco-atirador. Jogou com grande autoridade e venceu o rival com sobras.

Grêmio 1 x 0 Internacional (Brasileiro, 16/09/2007): com um time mais entrosado e de melhor qualidade técnica, o tricolor confirmou o favoritismo e venceu o Internacional, após dominar o adversário durante quase todo o jogo.

Grêmio 1 x 1 Internacional (Brasileiro, 29/06/2008): Grêmio na ponta, Inter beirando a zona de rebaixamento, Olímpico lotado de gremistas. O pré-jogo indicava um melhor momento do tricolor, mas o Inter jogou melhor e só não saiu com a vitória por conta de um erro infantil do goleiro Renan.

Internacional 1 x 1 Grêmio (Sul-Americana, 13/08/2008): o Gre-Nal de ontem, no qual os titulares colorados não passaram pelos reservas gremistas.

O que se pode concluir disso? O que todos sabemos: que os chavões sobre o Gre-Nal estão todos corretos, e convém não desprezá-los nunca.

Comentários

Lique disse…
e pensar que o renan saiu do inter, ja', deixando essa cagada em um grenal como uma de suas maiores memorias. tsc tsc. esse era um goleiro "pra dez anos". eu nao venderia. bom pra nos, por que o cara era um desgracado, mesmo. clemer e' BEM MELHOR. sempre esperanca de gol. heh.
Vicente Fonseca disse…
Hoje em dia, nem goleiro dá pra segurar por 10 anos, infelizmente.
Acabei me esquecendo de um comentário que ia fazer. Então, faço aqui.

Pra mim, o gol do Reinaldo valeu porque gol bonito não deveria receber impedimento, independente da condição que ele estava.¹

¹Cf. CASAGRANDE, Walter. São Paulo x Grêmio. Morumbi: Taça Libertadores da América, 2007, minutos 20-23.
Vicente Fonseca disse…
sjksdjkds

Sensacionais as referências bibliográficas.
Ponso disse…
22h38, abro o Carta e me deparo com novo visual. Em testes, Professor?
Vicente Fonseca disse…
Muita audiência dá nisso. Tô postando sobre isso, Ponso. Já já explico!