Um agosto promissor

Ao contrário do ano passado, a Dupla Gre-Nal tende a melhorar suas equipes com a janela de agosto. É sempre um mês de grandes mudanças, mas os dois clubes gaúchos parecem mais reforçados que descontados em seus plantéis para o segundo turno da disputa do Campeonato Brasileiro. No caso colorado, a mudança virá com Bolívar, Rosinei, D'Alessandro e, talvez, Daniel Carvalho e Gustavo Nery. Abel Braga tinha em suas mãos fundamentalmente Fernandão e Iarley, além de Bustos e Sidnei, com mau desempenho nas primeiras rodadas. Tite corrigiu formando um time solidário e eficiente, mesmo com um elenco menor. Agora, poderá incorporá valores ao time principal, mesmo que deva perder Alex e Guiñazu. Sua campanha é de 63%, e estes reforços poderão compensar as futuras perdas e manter o ritmo da campanha. Em time, o time sofreu uma profunda reformulação após os fracassos do primeiro semestre. Além da troca de Abel por Gallo, saiu Ceará, Fernandão ficou gravemente lesionado por quase três meses, Pato deixou o time em meio ao campeonato. Vieram Magrão, Guiñazu, Sorondo e outros, mas o time, com a volta de Abel em agosto, apenas manteve um lugar mediano na tabela. Este ano, já recuperado na tabela antes do fim do primeiro turno, a tendência indica um crescimento ainda maior. Uma posição no G-4 parece questão de tempo. Pelo lado do Grêmio, a saída de Roger causou uma instabilidade momentânea na equipe, mas Celso Roth conseguiu descentralizar o time de forma a não perder o rumo. A chegada de Tcheco para reorganizar o meio foi importantíssima, mas agora o time parece mais equilibrado, sem depender de um único jogador para a criação de jogadas. Isso possibilitou um crescimento individual de jovens como Willian Magrão. Não que a saída de Roger tenha sido boa, mas o time, passada uma turbulência de três rodadas após o Gre-Nal, se reencontrou. O mais difícil Roth já fez. Após a tempestade das eliminações precoces em abril, achou uma forma de jogar para a equipe, deu-entrosamento. O elenco mediano passou a contar com individualidades que passaram a ser boas, devido ao crescimento coletivo. O time mantém um lugar entre os ponteiros desde o início e está em 2º lugar, com 25 pontos, 64% de aproveitamento. Agora, vem a qualidade de Souza e Orteman. O time busca um centroavante, a perda de Léo precisará ser compensada. Com mais opções, Celso Roth normalmente se complica, mas o Grêmio não pode privar-se de tê-las, já que quer um lugar entre os quatro primeiros. Agosto não será tão tenebroso quanto em 2007, quando Hidalgo, Eduardo Costa, Jonas e Marcel não conseguiram repetir Lúcio, Lucas e Carlos Eduardo.

Comentários

Unknown disse…
eu ainda acho que tá faltando um volantão nesse meio campo FACEIRO do grêmio. carioca, wmagrão, orteman, souza, tcheco, makelele, pra mim, jogam tudo do meio pra frente... falt um NUNES, um SANDRO, um DINHO nesse meio campo ae.

aliás, meu time NÃO ME INSPIRA CONFIANÇA. mas, como diz o arquivo x que vai estreiar: EU QUERO ACREDITAR...
Vicente Fonseca disse…
Não acho que o meio-campo esteja faceiro. Desde que começou a atuar como primeiro volante (sua posição de origem, aliás), o Rafael Carioca jamais deixou a defesa desguarnecida. É um jogador que desarma sem fazer falta, muito combativo e técnico. Seu problema, a meu ver, é as vezes ser um pouco soberbo e enfeitar, mas corrigirá isso com o tempo. Além do mais, o Grêmio já tem esse volantão no elenco, que é o Amaral. Acho que não vão contratar mais ninguém para a função por causa dele também.
Anônimo disse…
Tá todo mundo (imprensa) cogitando o Grêmio, em um hipotético 4-4-2, com Carioca, Orteman, Tcheco e Souza. Não sei o que o Willian Magrão, melhor jogador de linha do Grêmio na temporada, tem que fazer para ser levado a sério.
Foda é não levarem o Willian Magrão a sério e citarem o Nunes como referência.

>)
Anônimo disse…
http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?newsID=a2058929.htm&subTab=00066&uf=1&local=1&template=3858.dwt&section=Notícias

Eu não sabia dessa.
Ponso disse…
Se o William não for titular faremos um levante. Eu organizo. Mas que é um problema pro Roth esse meio a partir de agosto, lá isso é. Por mim, vamos de Carioca, Magrão, Tcheco e Souza, por enquanto. Sai Um zagueiro. Problema é que é com três que o Grêmio tem feito campanha. Complicado.
Vicente Fonseca disse…
Complicado mesmo. Willian Magrão não pode sair, deu consistência e dinamismo à meia-cancha. Souza na ala, mais Carioca, Magrão, Tcheco e Pico/Helder/Teles não dá? Orteman entrará naturalmente aos poucos, até porque Brasileiro é campeonato de lesões e suspensões constantes.
Anônimo disse…
O Rafael Carioca tem esse problema de enfeitar mesmo, isso pra jogador de defesa é terrível. O Sidnei não se firmou no Inter por isso, tinha técnica demais e, muitas vezes, queria usar no lugar errado.
Ponso disse…
Olha Professor, por incrível que pareça, sempre que eu menciono tirar o PS do time, cai a casa em cima de mim. Ele ainda não me engana, mas não gosto de Souza na ala, de qq jeito.
Unknown disse…
deixa eu me defender por ter citado o NUNES, aehuaheu: pra mim, aqueles que eu citei, na minha cabeça, são jogadores de saída de bola, mas pouco marcadores. é o hábito, e o trauma, de ter tido o referido cabeludo no time... aheuaheuaeh... o vicente já me esclareceu que o rafael é marcador, mas enfeita demais. acho que daí vem minha desconfiança. no mais, acho o amaral um bom reserva. precisava dum MONSTRO na titularidade.
e eu desisti do ps. ouvi uma entrevista dele na gaúcha esses dias e, bah, o cara é um LUTADOR. sério, o cara é pobre mas é limpinho...aheuahuahe... o roth que faça um esquema que gire em torno dele, a zaga que se vire... ahuaehauehaue...
Vicente Fonseca disse…
O Paulo Sérgio é o típico trabalhador brasileiro. Supera as dificuldades, passa fome, mas cresce com humildade e esforço, suor no rosto acima de tudo. No fim, aparece no Jornal Nacional, naquela última matéria pra deixar todo mundo feliz antes da novela.

Sim, Zeh, tu queres uma mudança de perfil na primeira função. Te entendi perfeitamente.
Anônimo disse…
o zeh quer aquele cara que fica na frente da área e chega atrasado, fazendo faltas frontais p/ o adversário. te dou o edinho e o maicon aheuahshahsuah