O Inter vem aí

O São Paulo sentiu mais a ausência de Hernanes que o Internacional em relação a Magrão. Mas isso não significa que os paulistas tenham um pior elenco. A importância de ambos nos esquemas é relavante, mas a questão é que Tite soube recompor seu time muito melhor que Muricy. Deu um banho tático, saiu com a vitória, mais uma no Beira-Rio, a quinta.

Em vez de colocar Maycon, como vinha se anunciando, preferiu Andrezinho, o que não retraiu o time em demasia. Ao São Paulo, por outro lado, faltou um jogador de qualidade à frente da zaga, que deixou Alex servir Nilmar a toda hora. Os zagueiros ficaram expostos e, especialmente Juninho, falhava muito. Nilmar já deu a entender que não perdoaria no primeiro lance em que ficou livre, quando cabeceou para grande defesa de Rogério Ceni.

Com algumas improvisações, como Joílson de segundo volante e Richarlyson na lateral, o São Paulo foi pouco criativo e objetivo. Tocava a bola centenas de vezes sem sair do lugar. O Internacional, pelo contrário: se defendia muito bem com Índio e Danny Morais e tinha saída rápida, que passava por Guiñazu, Andrezinho e Alex, até chegar em Taison e Nilmar. Foi muito mais time que o tricolor paulista.

O São Paulo reclama de um golo anulado de Dagoberto, que não estava impedido, mas o bandeira marcou posição adiantada passiva de outros dois jogadores. O lance é passível de discussão, poderia mudar o curso das ações, mas não diria a verdade do jogo, que era de um Inter mais perigoso e melhor no jogo. Mesmo assim, marcou em lance fortuito, furada de Juninho (desde os tempos de Botafogo é melhor no ataque na defesa), e golo altamente oportunista de Nilmar.

Muricy Ramalho certamente passou um xingão no intervalo devido à postura apática de seu time no primeiro tempo, jogando-o para cima do Internacional no segundo. Foi quase um acordo de cavalheiros entre o técnico paulista e Tite: o São Paulo, sem qualquer criatividade, jogou o Inter para trás, mas só na base do chuveirnho; o colorado explorava os contra-ataques e era mais perigoso. Quando lançou mão de Aloísio para explorar ainda mais este tipo de jogada, veio o contra-ataque eficientíssimo do segundo golo, que resumiu bem a penúltima frase do terceiro parágrafo deste texto. Golaço coletivo, para sacramentar a vitória, e mais um erro da zaga são-paulina, que olhou a bola e deixou o goleador colorado livre.

Este 2 a 0 serve como uma confirmação definitiva de que o Internacional chega na ponta de cima para ficar. Deve perder alguns titulares importantes, mas agregará novos ainda melhores. Mesmo que talvez alguns necessitem um tempo de adaptação, mesmo que o time possa perder um tanto de seu entrosamento, o grupo embala. E entrar num time embalado é muito fácil para qualquer adaptação. Já são 7 jogos sem derrotas, 15 pontos ganhos dos últimos 21 disputados. Sábado, contra o Ipatinga, vem a grande chance de uma primeira vitória fora de casa. E a grande atuação, aquela serviria para consolidar este momento positivo, veio hoje, em alto estilo.

Em tempo:
- Mais uma vez o Beira-Rio virou o Morumbi. Pelo menos para a equipe de áudio da Rede Globo.

- Público excelente para uma quarta à noite.

Campeonato Brasileiro 2008 - 14ª rodada
23/julho/2008
INTERNACIONAL 2 x SÃO PAULO 0
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)
Público: 41.674
Renda: R$ 570.020,00
Golos: Nilmar 35 do 1º; Nilmar 17 do 2º
Cartão amarelo: Ramon, Guiñazu, Ângelo, Índio e Joílson
INTERNACIONAL: Clemer (6), Ricardo Lopes (sem nota) (Ângelo, 5 do 1º - 5), Índio (6,5), Danny Morais (6) e Ramon (5); Edinho (5,5), Guiñazu (6,5), Andrezinho (6,5) e Alex (6,5); Taison (5,5) (Walter, 33 do 2º - sem nota) e Nilmar (8). Treinador: Tite (7,5)
SÃO PAULO: Rogério Ceni (6), Jancarlos (4,5) (Jean, 28 do 2º - 5), Juninho (4), André Dias (5) e Richarlyson (5); Zé Luís (5), Joílson (4,5), Jorge Wagner (6) e Hugo (5,5) (Sérgio Motta, 35 do 2º - sem nota); Dagoberto (5) e Éder Luís (4) (Aloísio, 15 do 2º - 5). Treinador: Muricy Ramalho (4)

Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm

Comentários

Anônimo disse…
O Inter foi impecável. Se tirar o fantasma de visitante contra o Ipatinga vira automaticamente candidato ao título.

De repente as coisas começam a dar muito certo no Beira-Rio. Isso é muito estimulante...
luís felipe disse…
sigo achando que o título não vem. O Inter está fazendo uma campanha de campeão com Tite, fatalmente irá cair daqui a pouco. Mesmo com uma campanha excelente, está distante dos líderes.

agora, eu avisei que seria o turning point de Muricy. Apresentou os mesmos defeitos de sempre, especialmente pela falta de criatividade no meio. Mais um resultado ruim e a casa cai.
Felipe disse…
Ridículo a Globo abrindo o microfone somente na torcida do São Paulo. No segundo tempo parou, não sei se por que se deram conta do ridículo ou se a torcida do São Paulo simplesmente ficou muda diante do Colorado. O Inter tá chegando!
Felipe disse…
Time do Inter para o restante do Brasileirão: Renan, Bolivar, Índio, Sorondo e Nery; Magrão, Guiñazu, Alex e D'Alessandro; Daniel Carvalho e Nilmar. Que tal?
Guiñazu não vai embora?

E devo concordar com todos. O microfone na torcida do São Paulo era escandaloso. Depois da defesa do Rogério Ceni, parecia que só a Independente gritava em todo o estádio.

A propósito, alguém viu o juizão acertando uma cotovelada num jogador são-paulino e, logo depois, pedindo desculpas?
Vicente Fonseca disse…
É o mais novo conceito em manipulação, Felipe. Mas deixa assim. Essa palhaçada começou naquele Grêmio x Corinthians que rebaixou o Timão, prosseguiu na final da Copa do Brasil que o próprio Corinthians perdeu do Sport... Exemplos não faltam de que é puro PÉ FRIO da Globo.
Vicente Fonseca disse…
Ah, e também acho que o Alex e o Guiñazu saem. Este Álvaro, que andam cogitando, era bom zagueiro lá por 2000, última vez que o vi. Acho que o time seria Renan, Ângelo, Índio, Bolívar e Gustavo Nery; Edinho, Rosinei, Magrão e D'Alessandro; Daniel Carvalho e Nilmar. Baita time.
Felipe disse…
Acho que o Guiñazu fica. Os árabes não querem pagar o que o Inter quer, o empresário é que tá botando pressão. Se fosse pra ir, já tinha ido. E o Alex não tem nada, é pura especulação.
Felipe disse…
Pelo que vi do Ângelo ontem, é muito ruim! Acho que vai ser Bolivar na lateral direita, sua posição de origem.
Vicente Fonseca disse…
Era bom jogador no Paraná, batedor da faltas, inclusive. Mas no Paraná. Nunca se sabe como renderá num clube maior. Mesmo assim, tem que dar tempo ao tempo.
Felipe disse…
Botou o Sorondo no banco??
Vicente Fonseca disse…
Não. Acho Sorondo muito bom para ficar no banco. Coloquei-o no Departamento Médico, onde ficou 80% dos tempo em que esteve no Beira-Rio. Agora, com Bolívar, o uruguaio não será mais titular absoluto da zaga, desde que o novo contratado pegue seqüência.
Se Alex ficar, vai pro banco. Não vejo ele e D'Alessandro no mesmo meio-campo.
Daniel Carvalho e Nilmar vão formar um puta ataque juntos.
Bolívar e Sorondo na dupla de zaga.

E o Iarley, heim? Nem sabia que batia faltas...
[i]Acho Sorondo muito bom para ficar no banco. Coloquei-o no Departamento Médico, onde ficou 80% dos tempo em que esteve no Beira-Rio.[/i]

Calo-me ;D
luís felipe disse…
o uruguaio joga pela esquerda, o general pela direita.
Vicente Fonseca disse…
No miolo de zaga ou pelas laterais, Luís?
Felipe disse…
É vero... espero que saia do DM, pois acho-o o melhor zagueiro em atividade no Brasil. E acho brabo o Alex pegar banco. É o melhor jogador do Inter no ano e dono de um dos chutes mais potentes e perigosos do Brasileirão.
luís felipe disse…
no miolo.

Danny é reserva de Sorondo. Tite também pode ser.

Índio é reserva de Bolívar.

Álvaro Luiz, quando vi jogar, era quarto-zagueiro, pela esquerda, com o famoso Bilica pela direita. Pode ser outro jogador agora.
Vicente Fonseca disse…
É, foi o que imaginei. Acho o Sorondo o melhor zagueiro do Inter, mas coloquei o time que acho que vai ser o titular. As freqüentes lesões têm o atrapalhado muito, e a prova de sua qualidade é que sempre quando volta ele volta bem. Lembro que no próprio Defensor, no jogo de volta com o Grêmio no ano passado, ele se machucou e saiu aos 15 do primeiro tempo, facilitando as coisas para o tricolor se classificar.
luís felipe disse…
Para mim isso é falta de preparação física na base.

Ele sempre se lesiona quando tenta fazer um movimento que exige alongamento. A última lesão dele foi quando ele esticou as duas pernas, uma para cada lado, para dar um carrinho.

Pelo biotipo dele, deveria alongar três vezes mais que os outros, talvez tomar um suplemento especial para garantir uma melhor distribuição de ácido lático, se é que existe.

Mas algum acadêmico de educação física pode falar melhor que o chutador aqui.
Vicente Fonseca disse…
Opa, falou com propriedade! hdshjdshj

Só me diz uma coisa, Luís: tu foi na Popular ontem? Vi um cara parecido contigo pela TV.
luís felipe disse…
não fui no jogo pq extraviaram a minha carteira de sócio.

mas a saber, cortei o cabelo. (hs)
Vicente Fonseca disse…
jdfshjdfsj

Certo. Conheço esta sensação.
Anônimo disse…
1) Ou as torcidas gaúchas são as mais silenciosas do Brasil, ou a manipulação grosseira e sem-vergonha da Globo é a mais ridícula e despropositada do planeta Terra - além de, é claro, dar um pé frio desgraçado para os favorecidos pelo "truque".

2) A perspectiva para o Inter é boa. Contratações muitíssimo interessantes (fora o Gustavo Nery que não vai jogar nada, anotem o que digo) e um treinador capaz de agrupá-las competentemente. Apenas acho que a direção colorada está adquirindo gente para posições não tão 'carentes', enquanto outras que me parecem fragilizadas (laterais, por ex), estão sendo negligenciadas e/ou preenchidas com enganadores (e sim, estou implicando grosseiramente com o Gustavo Nery, hehehe). Mas a tendência é do Inter lutar pela ponta de cima no restante do campeonato, e uma vaga na Libertadores deve vir ao natural, até porque não tem muito time que rivalize com o inter nesse brasileirão.

3) Sempre que lembro da morte das minhas GADELHAS fico deprimido. Vocês não deveriam fazer isso comigo :(
luís felipe disse…
Gustavo Nery merece qualquer implicância. Baita enganador.

Mas é aquela coisa. O cara chega cantando "Não Sou Mais Disso". Não pode é terminar cantando "Seu Oscar"
Anônimo disse…
O Levin insiste em não responder a minha pergunta, mas vou comentar o time dele, que, embora com bons jogadores, é muito aberto para mim. Farei a minha escalação, sem Alex e Guiñazu: Renan, Índio, Sorondo e Bolívar; Rosinei, Edinho, Magrão, D'Alessandro e Gustavo Nery; Daniel e Nilmar. Esse time nas mãos do Tite é temível.
Anônimo disse…
Qualquer time com Dalessandro, Daniel e Nilmar é temível.

Agora, não me venham com essa de Bolívar na direita, ele era um cara que não tinha menor velocidade pra jogar na lateral. Marcão é velocista perto dele. Bolívar veio é pra jogar na zaga pela direita. O Índio não me engana, tá desde o início do ano passado sem jogar bola aí contratam um cara pra posição ele começa a correr, vá se f... Aí o cara bota o Bolíver na direita ele se acomoda de novo.
Vicente Fonseca disse…
Concordo que o Bolívar na lateral vira um jogador comum.

Lembrando também que o Nery se RETIROU da festa dos melhores do Brasileirão porque perdeu o prêmio da posição em 2005 para o Jadílson.