A surpreendente vice-liderança

Em sua terceira partida no Campeonato Brasileiro, o Grêmio voltou a desempenhar uma atuação sólida, com alguns defeitos que seguem necessitando de correção, e velhas virtudes que têm feito-o permanecer na ponta de cima da tabela neste começo de certame. A vitória de 2 a 0 contra um Náutico que vinha em crescimento era justamente o resultado que o tricolor precisava fazer: derrotar um inimigo mais fraco, sem contestações, diante de sua torcida.

E os quase 27 mil que foram ao Olímpico neste sábado de temperatura em queda, que pintava chuvoso e acabou lindíssimo, viram pela terceira vez uma equipe de defesa muito bem constituída e segura, um meio-campo muito participativo mas de muitos passes errados (com dois alas que têm sido alas, e não laterais disfarçados) e um ataque que voltou a marcar golos, mas ainda carece de embocadura.

O jogo começou difícil e estudado. O Náutico marcava muito e no campo de ataque, o que dificultava a criação de jogadas pelo time da casa. Logo Hélder se desprendeu pela esquerda e Léo, sentindo que Paulo Sérgio não estava dando a seqüência com a qualidade necessária para as jogadas de ataque, pela direita. Foi dele o primeiro golo, aos 32, em tabela com Roger que culminou num chute surpreendente, ainda que facilitado pela frouxa marcação pernambucana por parte do zagueiro Everaldo, que devia acompanhá-lo.

O segundo tempo começou bem diferente, com o Grêmio pressionando e não deixando o Náutico respirar. Este ritmo se manteve até os 10 minutos, e a partir daí os pernambucanos jogaram e até levaram perigo. Num erro bisonho de Pereira, Felipe entrou livre, mas Victor salvou o empate com os pés. O milagre parece ter acordado o time, e em especial Perea. Aos 18, num contra-ataque puxado por Soares, o colombiano cabeceou bem, baixo, mas Eduardo salvou. Aos 20, em novo passe de Soares, contou com mais um erro do desastroso Everaldo, driblou Paulo Almeida e decretou de vez a vitória gremista.

Ao Náutico, faltou qualidade na hora de atacar. Geraldo esteve bem vigiado, Felipe idem. Roger e Wellington erraram quase todos os lances. Pelo lado gremista, mais uma boa atuação do trio de zagueiros, de Rafael Carioca e de Roger. Eduardo Costa desarmava bem, mas errava muitos passes, assim como Paulo Sérgio. Hélder foi relativamente bem na esquerda. Soares é que ainda parece fora de ritmo. A parada devido lesão fez bastante mal a ele.

Na conta do tricolor, mais uma vitória e a liderança provisória do Brasileiro, ao lado do Flamengo. Pelo menos até amanhã. Mais uma vez, a segurança defensiva foi o grande trunfo do time de Celso Roth. Para pegar o Vasco em São Januário, Perea e Hélder estarão de fora. Será a reestréia de Marcel, que talvez volte para tentar ser o que não foi em 2007, e o que time tanto precisa agora: alguém que faça golos, de preferência com regularidade. O problema foi a troca de hoje, substituindo Hélder por Felipe Mattioni. Talvez isso sinalize que Paulo Sérgio deva jogar improvisado na esquerda, como na eliminação diante do Juventude no Gauchão. Roth tem uma semana para trocar de idéia e largar de mão esta malfadada experiência.

Campeonato Brasileiro 2008 - 3ª rodada
24/maio/2008
GRÊMIO 2 x NÁUTICO 0
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Público: 26.665
Renda: R$ 399.173,00
Golos: Léo 32 do 1º; Perea 20 do 2º
Cartão amarelo: Hélder, Eduardo Costa, Paulo Sérgio, Hélton, Wellington, Felipe e Roger (NAU)
GRÊMIO: Victor (7), Léo (6,5), Pereira (5,5) e Réver (6); Paulo Sérgio (5), Eduardo Costa (5) (Amaral, 33 do 2º - 5), Rafael Carioca (6,5), Roger (6,5) e Hélder (5,5) (Felipe Mattioni, 44 do 2º - sem nota); Perea (6,5) e Soares (5) (Makelele, 33 do 2º - 5). Treinador: Celso Roth (5,5)
NÁUTICO: Eduardo (6), João Paulo (5,5), Negretti (4,5) (Onildo, 24 do 2º - 5), Everaldo (3) e Itaqui (4,5) (Hélton, intervalo - 5); Paulo Almeida (4,5), Ticão (4,5), Geraldo (4,5) e Roger (4) (Warley, 29 do 2º - 5); Wellington (4,5) e Felipe (4). Treinador: Marcelo Sangaletti (interino - 4,5)

Foto: Nabor Goulart/Futura Press

Comentários

Lique disse…
léo tá sendo mais lateral direito e mais meia que o paulo sérgio, que anda meio fora de lugar nesse time. léo chegou a passar por zagueiros em PEDALADAS, numa boa jogada.

victor, o homem-elástico, fez uma boa defesa depois da meia-lua no eduardo costa e um verdadeiro milagre depois da cagada do pereirão, que vinha jogando como nunca, numa bela seqüência de partidas.
Ponso disse…
Réver parece ser um ótimo zagueiro. Só me dou conta do Paulo Sérgio quando ele tá na esquerda avacalhando com o time. Eduardo Costa anda lamentável, muito ruim mesmo, o que me deixa inconsolável, pois sou daqueles que o acha o melhor centro-médio do Brasil.
Vicente Fonseca disse…
Não entendo o que o Paulo Sérgio faz quando vem para a esquerda. Movimentação sem nenhum sentido e que ainda corre o risco de expor a zaga num eventual contra-ataque adversário.

Réver parece mesmo ser um ótimo zagueiro. O Eduardo Costa tinha feito um bom jogo domingo passado, mas anda cometendo muitas faltas e errando passes. Má fase técnica.
Lique disse…
o eduardo costa não pode passar da intermediária. ele é muito quadrado pra querer armar qualquer jogada.

também gostei de réver. passadas largas e velocidade.
Anônimo disse…
Eu também tenho notado as inclinações do Paulo Sérgio para a esquerda. Como ele não fazia isso antes do fatídico jogo em que Roth inventou que ele era lateral esquerdo, só posso imaginar que haja algum tipo de orientação técnica envolvida - ou seja, mais uma invencionice Rothiana. Ou então o homem enlouqueceu, mesmo...

No mais, três pontos muito importantes. Não foi um show, mas eu não tenho ilusões de que o Grêmio tem que dar show sempre: tem é que ganhar todos os jogos que puder. Fez isso ontem, sem muito esforço, e para mim tá ótimo.
Unknown disse…
"Talvez isso sinalize que Paulo Sérgio deva jogar improvisado na esquerda, como na eliminação diante do Juventude no Gauchão": AI, AI, AI, CELSO ROTH...

ainda acho qe o réver deveria ser colocado de atacante, fincado lá dentro da área adversária... shufgajks...

e digo uma coisa: eduardo costa tá jogando mal pra que ninguém o queira e ele vá ficando no grêmio. ECOSTA ETERNO!

no mais, satisfação acompanhar o jogo ao lado dos irmãos fonseca, e acompanhar a entrevista do abel com o chico. auehaueh renan não fez UMA defesa...

só pra não perder o hábito:
CHUPA, RIJKAARD!
Vicente Fonseca disse…
Satisfação foi toda nossa, Zeh. Que se repita zilhões de vezes esta empreitada.

Se tu achou engraçado o Chico ontem, calcula o que era esse homem na Libertadores-2007...

Abraço.
Unknown disse…
"em chamas", como diriam por aí...

eyisrghawoeir...
Anônimo disse…
Lágrimas correram pela minha face ao ler tantos elogios. Muito obrigado. Também foi com grande satisfação que conheci o Zeh. Espero encontrá-lo mais vezes nas próximas jornadas.

Antes de começar o campeonato, eu era um poço de pessimismo. Para minha grande surpresa e alegria, Roth nos apresentou um time estável e, principalmente, sem inveções. Por favor, que continue assim.