A maior das tarefas do Fluminense

Renato Portaluppi tem razão quando diz que trata-se do jogo mais importante da história do Fluminense. Não é apenas um discurso de mobilização, é a verdade, bastante clara. Nunca o tricolor carioca chegou tão próximo de decidir a Libertadores, que é o desejo de todos na América do Sul. Os 23 anos de ausência da competição e o fato de que o grande Boca Juniors é o rival da vez só potencializam ainda mais a importância da partida.


A estratégia utilizada contra o São Paulo - perder de pouco fora para recuperar no Rio de Janeiro - talvez não seja a mais adequada. Costumeiramente, o Boca não sente fator local. Foi o único a marcar golos e a ganhar do então imbatível Grêmio dentro do Olímpico na decisão do ano passado. Mas isto é apenas o exemplo mais recente. Pegando os últimos anos, a história xeneize é recheada de façanhas fora da Bombonera. Ganhou a Libertadores de 2000 no Morumbi, venceu fora na decisão de 2001, ganhou todas fora em 2003, ganhou uma Recopa em São Paulo em 2006.


Portanto, impedir Palermo, Palacio e principalmente Riquelme de jogar é um lado da questão. Mas jogar futebol também é preciso. A retenção argentina de Conca, a habilidade (e desta vez precisa ser sem frescura) de Thiago Neves, os golos e tabelamentos de Washington, tudo isso precisar ser verificado. Cadenciar o jogo também, logicamente. Mas sem esquecer de jogar. Esta é a receita vitoriosa do Boca Juniors. O Boca é o Boca fora de casa, e o Flu precisa ser o Flu também.


O estádio do Racing há tempos não recebe um jogo grande, servirá quase como uma Bombonera. Será o palco deste imenso duelo, o maior de times brasileiros e talvez até o maior da Libertadores até o presente momento. Duas escolas opostas se defrontando. Imperdível, desnecessário dizer.


Copa do Brasil
É hoje a definição da final da Copa do Brasil. No Morumbi provavelmente lotado, com mais de 60 mil pessoas, o Corinthians joga por uma vitória simples para eliminar o Botafogo. Parece simples, mas não é. Além da consistência defensiva que tem sido sua arma em 2008, a equipe de Mano Menezes é obrigada a atacar, sem fazer o cobertor curto. O time de Cuca tem no ataque sua maior força, e marcar golos hoje é fundamental. 


Em São Januário, uma noite de pressão, como aconteceu na Ilha do Retiro. O Vasco precisa reverter os 2 a 0 sofridos em Pernambuco, tarefa nada fácil. Jogando o que vem jogando, o Sport chega à final da Copa do Brasil. O perigo é não repetir o desempenho, se assustar com o ambiente adverso, erro que times experientes costumeiramente não cometem. Outro belo jogo, pena que todos os três, incluindo o da Argentina, são no mesmo horário.


Em tempo:
- Tcheco deve se reapresentar na segunda-feira. Deve ter condições de jogo para o Gre-Nal de 29/06. Onde entrará nesta equipe? Talvez seja o fim do 3-5-2.

Comentários

Anônimo disse…
Tcheco ou vira segundo volante no lugar do Rafael Carioca ou entra como ala (?) no lugar do Paulo Sérgio.

Se o Renato vai retrancar o Fluminense, podemos esperar uma goleada argentina, certamente. Bancar o Mano Menezes de 2006 será um erro fatal.
Ponso disse…
Volta o 4-4-2, com Tcheco de terceiro homem, saindo o Pereira. Pena, vinha bem o Pereirão, mas Leo é atualmente dono do Olímpico e Réver parece tecnicamente muito superior. Ademais, creio que o futebol de Roger pode crescer com Tcheco ao seu lado, dando equilíbrio.
Vicente Fonseca disse…
Será que sai o Pereira? Acho que Réver é o mais cotado, caso haja troca de esquema. Ou o Hélder, fazendo o Réver uma lateral-esquerda improvisada. Acho que o Pereira se tornou homem de confiança do Roth.
luís felipe disse…
T.O.R.P (Torcida Organizada Renato Portaluppi) em chamas. Até o site oficial do tricolor está alentando.

meio campo para hoje no Cilindro: Arouca, Cícero, Thiago Neves e Darío Conca. Bem faceirinho.
Vicente Fonseca disse…
Meio-campo faceiro mesmo. É o time que bateu o São Paulo, com uma troca que faz toda a diferença: sai Ygor e entra DODÔ. Falta um cabeça de área, ainda porque os laterais (Júnior César e Gabriel) gostam de subir bastante.
Vicente Fonseca disse…
Sobre esta nota no site do Grêmio, além de torcer por Portaluppi, é uma forma de secar o Boca oficialmente. Algo como aquele inesperado parabéns ao Coritiba pela volta à Série A, quando o tricolor andava batendo boca com o Atlético-PR por causa da Turma do Pivô.
Anônimo disse…
Bela idéia essa da TORP.
Anônimo disse…
Com a escalação prevista para entrar em campo na Bombonera, das duas uma: ou o Fluminense faz o crime e entra para a história ou toma uma goleada retumbante - e, de quebra, entra para a história. Para mim, um time que sonha em vencer na Bombonera tem que reter a posse de bola o máximo de tempo possível, e só ir na boa, digamos assim - sem retranca, mas também sem afobação, como o Grêmio até conseguiu fazer em boa parte do primeiro tempo lá em 2007. Não parece o caso do Fluminense, à primeira vista. Veremos à note - vou literalmente fugir do trabalho para estar em casa a tempo de assistir esse jogo.

E acho que sai Réver para entrar o Tcheco. Concordo que o Pereira está "irretirável" nesse time - e por mais que os críticos do cara queiram o contrário, creio que o Paulo Sérgio também não sai desse time nem a pau.
Anônimo disse…
Se continuarem jogando bem, eu acho que sai o primeiro que se machucar.
Anônimo disse…
Se o técnico do clube alemão vier olhar os diamantes da Azenha em ação, será difícil segurar o Pereirão.
Unknown disse…
eu já acho que sai o ROGER. pô, o cara parece que tá carregando dois sacos de ARROZ, segundo o pessoal da guaíba.
siadufhlskahlkshnvsr...
Anônimo disse…
11 minutos, Boca 1 x 0. Não tem nem graça mais...
Calma, tchê!
O Fluminense já empatou.
Anônimo disse…
e Renato não foi louco de jogar sem dois volantes. Saiu Ygor, entrou Maurício.

Riquelme se desmarcou DUAS vezes durante o primeiro tempo. Na primeira, percorreu toda a defesa incólume e arrematou: gol. Na segunda, deixou Cristian Chávez de frente para o crime, mas ele não teve qualidade para arrematar bem.

Vejam bem: DUAS vezes.
Anônimo disse…
"o fluminense conseguiu um ótimo resultado, decide tudo no marcanã lotado semana que vem. mas o boca não sente o fator local." - todas as manchetes de esporte de hoje.

cadê o ótimo rersultado, então?
ksbvgfasjk...