Façam suas apostas

A Libertadores definiu seus cruzamentos ontem à noite. As pelejas começam na semana que vem. Antes das análises e palpites, algumas curiosidades e adendos.


Primeiramente, quanto aos emparceiramentos. Até onde sei, a Conmebol manteve para 2008 a discutível regra de obrigar cruzamentos entre clubes de um mesmo país para que não haja uma final local. Isso pode mudar os cruzamentos a partir das semifinais, ou até mesmo das quartas, dependendo. Porém, em princípio, os quatro semifinalistas sairão destas quatro chaves, um de cada uma: Fluminense, Nacional-COL, Nacional e São Paulo; Atlas, Lanús, Cruzeiro e Boca Juniors (destes oito, um deve ser um dos finalistas); Flamengo, América-MEX, Cucuta e Santos; River Plate, San Lorenzo, Estudiantes e LDU (destes oito sai o outro finalista).


Apenas um confronto (River x San Lorenzo) é local. Outros dois reúnem campeões de Libertadores: Cruzeiro (2 títulos) x Boca (6), São Paulo (3) x Nacional (3). Dos 16 classificados, nove já sentiram o doce gosto de conquistar a América.


Fluminense x Nacional-COL: o Fluminense tem um muito bom time, mas não acho que reúne condições de sair campeão da Libertadores. O Atlético Nacional tem um time razoável, que causou complicações ao São Paulo, e tradição na competição. Mas os cariocas devem passar por esta fase. O Atanásio Girardot será um forte teste para o time de Portaluppi.


São Paulo x Nacional: duelo bastante imprevisível e equilibrado. Os dois tem muita cancha em Libertadores. Os paulistas têm mais qualidade individual, mas vivem pior momento. O Nacional é uma equipe bastante aguerrida e com fator local muito forte. Quem passar sairá muito fortalecido.


Atlas x Lanús: confronto menos atraente das oitavas. Os atuais campeões argentinos passaram bem pela primeira fase, mas vêm em um péssimo momento no Torneio Clausura. O Atlas, por sua vez, liderou um dos grupos mais fortes da primeira fase, que reunia Boca Juniors e Colo Colo. Apontar um mexicano como favorito é algo sempre temerário, mas correrei este risco.


Cruzeiro x Boca Juniors: jogo sensacional, que reúne a equipe que jogou um excelente futebol na primeira fase contra a que dispõe do melhor elenco do continente. Muita tradição em campo também: ambos decidiram a Libertadores em 1977, com o Boca levantando o seu primeiro título, nos pênaltis. Tudo dependerá de como o jovem time de Adílson Batista se sairá na Bombonera. Assim como São Paulo x Nacional, dois jogos imperdíveis e sem qualquer previsão possível.


Flamengo x América-MEX: o Flamengo talvez seja o time que se deu melhor, em princípio. Mesmo que a viagem até o México seja longa, o rubro-negro tem mais time que o América-MEX e é o favorito a seguir adiante. É só trazer, no mínimo, um empate amigo do Azteca, sem culpar a altitude ou coisas do gênero. A atuação de Cuzco, nos 3 a 0 sobre o Cienciano, podem servir de exemplo.


Cucuta x Santos: jogo que ocorreu na primeira fase, a exemplo de Internacional x Nacional em 2006. Na Colômbia, houve empate sem golos; em Santos, 2 a 1 para os paulistas, resultado que não serve de parâmetro, pois os cucuteños apenas cumpriam carnê. Como na quase totalidade das disputas das oitavas, o equilíbrio impera, mas o Cucuta tem jogado melhor e parece mais consistente. Ponho minhas fichas nos colombianos.


River Plate x San Lorenzo: este é um clássico buenairense, onde apontar favorito é sempre um convite ao erro. O River é melhor e vem jogando mais que a esquadra de Boedo, o que o deixa em ligeira vantagem. Mais dois jogaços, isso é certo.


Estudiantes x LDU: confio na maior tradição do Estudiantes e na qualidade de Verón e do ataque platense. Mas um triunfo da LDU não seria nenhum crime. Passando o time de Brujita, mais um duelo argentino estará garantido para as quartas-de-final.

Comentários

Anônimo disse…
É impressão minha ou podemos ter, nas quartas de final, uma chave só com brasileiros e a outra só com argentinos?
Vicente Fonseca disse…
Pode sim. Notem que dos 16 classificados, 10 são de Brasil ou Argentina (5 de cada um).

Classificando Fluminense, São Paulo, Lanús, Flamengo, Santos e Estudiantes, a Conmebol deverá forçar duas chaves: uma só de brasileiros e outra só de argentinos. Se o Cruzeiro passar pelo Boca, serão 5 brasileiros e 3 argentinos.
Anônimo disse…
Seria muito bom, mas muito ruim. Com tantos times brasileiros e argentinos nas quartas, só teríamos um confronto brasil x argentina, na final.
Vicente Fonseca disse…
Seria ruim, mas duvido que vai acontecer. Acho que 1 ou 2 clubes fora do eixo Brasil-Argentina passará às quartas. O certo é que, seja como for, serão grandes jogos.
Anônimo disse…
o cucuta vai sair campeaaaaaao
o cucuta vai sair campeaaaaaao
o cucuta vai sair campeaaaaaao
vai sair campeaaaaaao
vai sair campeaaaaaao


zcvoszi
Anônimo disse…
Flu
Nacional
Atlas
Cruzeiro
Flamengo
Cucuta
River
Estudiantes
Vicente Fonseca disse…
Não diferimos muito, Prestes. Em São Paulo x Nacional não tenho palpite, mas cravaria nos uruguaios pela minha torcida. Acho que o Boca tira o Cruzeiro, se tivesse que apostar num deles.

Zeh, como de hábito. (hkdssa)

Abraço.
luís felipe disse…
meu palpite:
Fluminense
São Paulo
Flamengo
Cúcuta
Atlas
Cruzeiro
San Lorenzo
Estudiantes

Estudiantes e Cúcuta passam nos penais.
Vicente Fonseca disse…
Ninguém acha que o Santos tira o Cucuta?
Anônimo disse…
Analisando as dificuldades que o Santos teve para passar por um Cúcuta desinteressado pelo os colombianos vêm jogando desde o ano passado e, ainda, tendo em vista a irregularidade santista acho que o Cúcuta merece passar. Mas apostar em equipe colombiana - ou contra estas - é sempre uma aposta de risco. Como também é arriscado descartar o Santos em uma Libertadores.
Vicente Fonseca disse…
Pois é, Prestes, por isso levantei a questão. Eu também aposto no Cucuta, mas achei estranho que ninguém aqui coloque suas fichas no Santos. Por um lado é bom: se o Peixe cair, a Globo ficará escandalizada, enquanto o Carta na Manga estenderá a faixa "eu já sabia".

Abraço.