Chato, muito chato

Até pelo que representam Barcelona e Manchester United, esperava-se um jogaço hoje no Camp Nou. O que vimos, porém, foi uma briga tática interessante para quem analisa um jogo, mas uma partida insossa e de poucas emoções para quem assistiu o duelo com menos compromisso.

Alex Ferguson prosseguiu com seu esquema tomara-que-me-comam, semelhante ao que fizera no Olimpico, contra a Roma: isolou Cristiano Ronaldo na frente e colocou Rooney, Tevez e Park atrás dele, mas sem encostar no português. Eram mais marcadores dos laterais catalães que meias ofensivos. Sacrificou todo o seu poderoso sistema ofensivo em nome da segurança defensiva. Não levou golos, é verdade, mas não precisava ter apelado tanto, ainda mais que marcar um golo fora seria importantíssimo.

A rigor, a única chance do Manchester United veio aos 3 minutos: Gabriel Milito meteu a mão na bola dentro da área, cometendo pênalti. Cristiano Ronaldo iniciava sua infeliz tarde batendo ao lado, desperdiçando a grande, única e fortuita chance para os ingleses. O Barcelona sempre foi mais vigoroso no ataque, mas exibia grandes dificuldades de furar o ferrolho montado por Sir Ferguson.

Rijkaard, pela primeira vez em muito tempo, escalou apenas dois atacantes, surpreendendo o Manchester. Messi e Eto'o eram os homens de frente, com Iniesta pela esquerda, mas mais recuado. Deco, a seu lado, nem parecia que fuma e que voltava de lesão: exibiu o fôlego e o dinamismo de sempre.

No segundo tempo, entraram Henry e Bojan no lugar dos descontados Messi e Deco, e o 4-3-3 tradicional voltou. O Barça seguiu chegando pouco, mas sem correr qualquer risco atrás. Cristiano Ronaldo, por mais genial que seja, não consegue vencer uma defesa sozinho, ainda mais numa noite ruim. Aos 41, Ferguson tirou Park para pôr Giggs. Se tivesse feito desde o início (poderia ser Anderson também), teria levado mais perigo e poderia ter saído com a vitória.

Ferguson, então, montou um esquema para não levar golo, e conseguiu. Mas não marcou nenhum, e isso dá a vantagem de qualquer empate movimentado ao Barcelona. A indefinição deste confronto permanece, bem como a igualdade absoluta entre os dois times: cada um jogou 11 partidas na Liga, venceu 8, empatou 3, marcou 18 e levou 5 tentos.

Em tempo:
- Corinthians-AL 2 x 0 Juventude. Os alagoanos são a zebra da vez na Copa do Brasil.

Liga dos Campeões da UEFA 2007/08 - Semifinal - Jogo de ida
23/abril/2008
BARCELONA 0 x MANCHESTER UNITED 0
Local: Camp Nou, Barcelona (ESP)
Árbitro: Massimo Busacca (SUI)
Público: 98.000
Cartão amarelo: Rafa Marquez e Hargreaves
BARCELONA: Valdés (5,5), Zambrotta (5,5), Rafa Marquez (5,5), Gabriel Milito (4,5) e Abidal (5,5); Yaya Touré (6), Xavi (5,5), Deco (5,5) (Henry, 31 do 2º - 5,5) e Iniesta (5); Messi (6) (Bojan, 16 do 2º - 4,5) e Eto'o (5). Treinador: Frank Rijkaard (5,5)
MANCHESTER UNITED: Van der Sar (6,5), Hargreaves (5,5), Ferdinand (5,5), Brown (5,5) e Evra (5); Carrick (5,5), Scholes (5,5), Rooney (5) (Nani, 30 do 2º - 5), Tevez (5) (Giggs, 39 do 2º - sem nota) e Park (4,5); Cristiano Ronaldo (4,5). Treinador: Alex Ferguson (4,5)

Foto: AP

Comentários

Lique disse…
eu gostava do park, mas hoje tive a impressão de que ele é um jogador BEM medíocre e COREANO. tenho a impressão que asiáticos são outro tipo de bicho no que diz respeito a futebol. eles não parecem ter GANA nem MALÍCIA. é triste vê-lo jogando quando se tem giggs e ânderson no banco. de novo, uma escalação bem equivocada.

o puyol não jogou por estar suspenso? acho palha esse gabriel milito. também não sou fã do futebol do iniesta. hehe. já faz falta o ronaldinho nesse time do barça. por mais que não estivesse em boa fase desde a copa de 2006, ele sempre era a esperança de algo genial acontecer.

não foi lá um bom jogo, realmente. e o cristiano ronaldo me parece sem o arranque costumeiro.
Vicente Fonseca disse…
O Puyol estava suspenso. Voltará no Old Trafford ao lado de Milito, já que Rafa Marquez levou cartão hoje e ficará de fora.
Anônimo disse…
GARRA! SUOR! SUPERAÇÃO! MAGNÍFICO! SENSACIONAL! ISSO É SPORT CLUB INTERNACIONAL!!!!!
Anônimo disse…
perdao pela repeticao, caso esse seja o caso, mas pergunto: e o colunista a favor do gol fora de caso como criterio de desempate?
Vicente Fonseca disse…
Não, prefiro a decisão por pênaltis. É certo que o golo qualificado torna as coisas mais dinâmicas, mas não entendo porque marcar um golo como visitante deva valer mais que marcar outro como mandante.
Anônimo disse…
pois e, sou decididamente contra. ha jogos em que os ataques funcionam e saem gols para todos lados; e ha aqueles em que a defesa pega tudo. e, claro, a decisao por penaltis e sempre melhor, muito melhor.

abraco!
Vicente Fonseca disse…
Infelizmente, o golo qualificado já tomou conta. São poucas as competições que mantêm as decisões por pênaltis em caso de empate no saldo simples. Alguns torneios privilegiam o critério da melhor campanha em caso de empate.
Anônimo disse…
não há uma recomendação da fifa, sempre ela, no sentido de que o jogo seja sempre decidido com a bola 'rolando'??? me parece que esse era o princípio da morte súbita. só que os jogadores, ESPERTOS, preferiam MOCOZAR a partida e levar pros penaltis.


jmsmkip