Brasileirão 2008: Atlético-MG e Atlético-PR

Como em 2007, o Carta na Manga faz uma breve análise sobre os 20 participantes do Campeonato Brasileiro, que começará daqui a 10 dias. Serão dois clubes por dia, de hoje até a próxima sexta-feira, véspera do início da competição. Começaremos nossa série pelos dois Atléticos.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO
Sede: Belo Horizonte, MG
Status inicial: fuga do rebaixamento
Posição em 2007: 8º lugar
Após a volta para a Série A em 2006, o Atlético-MG cambaleou, mas exibiu uma boa reação na reta final e conquistou uma vaga à Copa Sul-Americana, chegando num honroso oitavo lugar, além do título estadual, que não vinha desde 2000. Para 2008, a diretoria prometeu reforçar o time no ano de seu centenário, mas as apostas não empolgam: o goleiro Sérvulo e o meia Souza (América-RN), e os veteranos Petkovic (Santos) e Marques foram os principais nomes trazidos. Com uma campanha irregular na primeira fase do Campeonato Mineiro, o time de Geninho levou 5 a 0 do rival Cruzeiro e praticamente deu adeus às chances do bicampeonato regional. De quebra, a equipe precisa vencer o Náutico hoje para seguir adiante na Copa do Brasil. Contratações são necessárias, pois as perspectivas de crescimento não são muito animadoras.

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE
Sede: Curitiba, PR
Status inicial: candidato à Sul-Americana
Posição em 2007: 12º lugar
Depois de um começo de ano arrasador, onde bateu o seu recorde de vitórias consecutivas na história do Campeonato Paranaense (13 partidas), o Atlético-PR caiu na real após a eliminação para o Corinthians-AL logo na primeira fase da Copa do Brasil. A equipe do técnico Ney Franco sofreu na segunda fase para chegar às semifinais, mas passou por seus adversários até decidir o título com o Coritiba. A derrota de 2 a 0 no Couto Pereira fez o portal oficial do clube a iniciar a campanha Eu Acredito no título estadual. Como se vê, o time não parece bom em decisão, mas tem uma certa regularidade quando o assunto é pontos corridos. Comandado por um bom treinador, o Atlético-PR certamente não dará sustos em seus torcedores. Antônio Carlos (ex-Fluminense), zagueiro, é uma das esperanças, bem como os atacantes Pedro Oldoni e Marcelo Ramos. Figurinhas carimbadas como Alan Bahia e João Leonardo permanecem no grupo, que ainda tem o goleiro Galatto e o volante Léo Medeiros (ex-Flamengo).

Comentários

Anônimo disse…
Certamente mais dois coadjuvantes nesse campeonato que promete...
Anônimo disse…
Tchê, o bom zagueiro Danilo ainda tá no Paranaense?
Vicente Fonseca disse…
Está, ainda. Mais um dos que permanece do ano passado. Ferreira, meia colombiano que foi o principal jogador do time em 2007, saiu.
Anônimo disse…
Não gosto do Ferreira, acho meio tico-tico.
Vicente Fonseca disse…
Não que eu quisesse ele no meu time, mas fez um bom ano em 2007. Sem ele, o Atlético-PR talvez tivesse ido ainda pior.