Depois da ação, a reflexão

Primeiramente, as considerações sobre a rodada. Alguns dos times que se classificaram ontem realmente mereceram suas vagas. O Grêmio foi o melhor em quase todos os critérios técnicos, exceto melhor ataque; o Internacional jogou um ótimo futebol durante boa parte da fase inicial, inclusive com goleadas e com o melhor ataque; o Caxias foi pragmático e único time a não perder para o tricolor; o Inter/SM é muito bem treinado pelo Paulo Porto e sempre esteve na ponta. E, ontem, Sapucaiense e São José venceram seus compromissos quando precisavam.


Os outros dois classificados, Juventude e Ulbra (coincidentemente os dois adversários da Dupla Gre-Nal), passaram mais pela incompetência alheia que por méritos. Os caxienses, muito embora tenham vencido duas vezes o Internacional, perderam duas para o Zequinha. Não fosse o São Luiz - que chegou a liderar parte da fase - vacilar diante do eliminado Brasil e uma humilhante eliminação alviverde na primeira fase seria fato. A Ulbra, então, contou com a ajuda do entreguismo do Esportivo, time que levou duas viradas do Grêmio, chegou a disputar a liderança do grupo com os porto-alegrenses e, na última rodada, precisava apenas de um empate diante do eliminado Novo Hamburgo. Perdeu, e em casa.


Quanto aos confrontos das quartas-de-final, vejo dificuldade em não enxergar um Gre-Nal como decisão do Gauchão 2008 desde a primeira fase. Agora, então, tudo ficou mais claro. Certamente o Grêmio preferia pegar o São José ao Juventude, mas o pior seria enfrentar o São Luiz e uma viagem longa a Ijuí em meio a disputas eliminatórias da Copa do Brasil. Os caxienses não são mais aquele time de Série A; viraram mais um time do Interior, apenas com maior tradição recente. Aliando isso à maior qualidade do plantel tricolor, ao fato de o Juventude não jogar em seu estádio e à mística de constantes derrotas do Ju para o time da Azenha, parece lógico que, de uma forma ou de outra, o Grêmio passará às semifinais.


E quem passar pega Internacional/SM ou Sapucaiense. Curiosamente, caíram do mesmo lado dos enfrentamentos os dois melhores do Gauchão 2007 na primeira divisão e os dois melhores do Gauchão 2007 na segunda divisão. Jogo equilibrado, mas o Inter/SM parece um pouco superior. Não há favoritos, de todo modo. Para o Grêmio, melhor seria pegar o time de Sapucaia do Sul, que mostrou ser uma equipe muito precária quinta passada no Olímpico, além de - a exemplo do Juventude - não jogar em seu estádio e a viagem ser mais curta.


Do outro lado, o Internacional tem um caminho igualmente tranqüilo. A única pedra no sapato colorado seria um enfrentamento com o fantasma serrano que veste verde. A Ulbra, adversária do próximo domingo em Canoas, é um time muito fraco. Tem seu maior nome no banco de reservas, que atende por Beto Almeida. Habilmente, ele já motiva seus atletas afirmando que o Inter está mais preocupado com Grêmio x Juventude que com o time universitário. Mas é um clube (?) sem torcida, o que representa quase que dois jogos em casa para o Inter. Só não direi que é páreo corrido porque alguns pangarés costumam pregar peças em puros-sangue por aí.


Finalizando, dois duelos equilibrados é a minha expectativa para Caxias x São José. O time de Porto Alegre vem crescendo muito, apesar de os grenás estarem mais prontos e consistentes. Mesmo assim, a exemplo de Sapucaiense e Inter/SM em relação ao Grêmio, não vejo como algum deles poderá tirar o Internacional da final, caso este passe pela Ulbra.


Quanto ao bate-boca via imprensa, o Internacional não tinha nada que se apequenar, falando que o Juventude é capacho do Grêmio. Por outro lado, Pelaipe retrucou à pessoa errada: foram Abel Braga e Clemer que falaram besteira aos microfones, não Giovanni Luigi. E o assunto nem era relativo a arbitragens. Não vejo mocinho ou bandido nessa história, provocada desncessariamente por dois homens experientes ligados ao Inter, que, por sinal, está em chave oposta a Grêmio e Juventude nesta fase final.

Comentários

Anônimo disse…
E o Banguzinho Tricolor mandou o XV pro inferno!

Jonas fez dois golaços, o mais bonito foi de cabeça, e o Pico, a quem sou ferrenho crítico, fez um golo antológico.

Pra quem os cocôlorados vão torcer: Juve ou GRÊMIO?
Vicente Fonseca disse…
O golo do Pico lemrbou os bons tempos do Roberto Carlos, quando a espanhola se derretia na propaganda.
Anônimo disse…
Concordo, golaço do Hidalgo ontem de falta.
Vicente Fonseca disse…
Primeiro golo de falta da carreira do Anderson Pico. Não acho que este tipo de lance, que apesar de lindíssimo foi em jogo semi-amistoso, compense suas deficiências na marcação.

Meu titular da esquerda seria Bruno Teles, não Hidalgo.
Anônimo disse…
Golaço do Bruno Teles.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/03/27/ult59u151212.jhtm
Seria um bom reforço, apesar de mercenário.
Anônimo disse…
Como eu posso conferir quantos palpites tu acertou?
Anônimo disse…
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/03/27/ult59u151212.jhtm o link certinho é assim, caso tenha dado problema.
Anônimo disse…
Bah, não adianta, não aparece direito o link da notícia.
Anônimo disse…
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Sao_Paulo/0,,MUL365066-4286,00.html

Pela última vez, tentarei.
Vicente Fonseca disse…
É verdade. Bruno Teles foi expulso recentemente por dar uma voadora no adversário aos 8 minutos de jogo. E cansa de comprometer o Grêmio com as subidas dos adversários pelas suas costas.

----II-----II------
(fim da Ironia)
----II-----II------

Seria uma bom reforço, apesar de mercenário (2).
Vicente Fonseca disse…
Consegui abrir o link, direitinho.

Sobre os palpites, os deixo disponíveis sempre até o meio-dia. Depois, coloco os do dia.

Ontem, acertei na bucha River x Católica e Goiás x Jataiense. Acertei as "colunas" de 9 dos 20 jogos. Mau aproveitamento.
Anônimo disse…
Como assim "fim da ironia"? Que vou fazer agora?
Vicente Fonseca disse…
Fim da ironia daquele comentário. Não sei porque respondi, afinal, sei que tu foi irônico de novo.

Ou não.
Bruno Teles fez um golaço em 2006 contra o Santa Cruz, aos 31 minutos de jogo, se não me engano. Estava eu lá, completamente molhado, por causa de uma "november rain".

E Hidalgo, dizem, marcou um golaço ontem no amistoso do Peru.

Enfim, golaços não querem dizer muita coisa...

------------------

Quanto ao Hugo, só digo uma coisa: bem feito! E cedo ou tarde, vai acontecer a mesma coisa com o Diego Souza.
Vicente Fonseca disse…
E o Léo Lima, hein? VOLANTE MARCADOR no Palmeiras do Luxa...
Anônimo disse…
Fez gol ontem, o Pico. Mas, de novo, praticamente TODAS as tentativas de ataque do time adversário foram pela esquerda - com direito a uma meia-lua que, puta merda, senti vergonha alheia, juro. Pico é reserva do Hidalgo, para mim isso não tem discussão - e se o Bruno Teles voltar jogando o que jogava antes de se arrebentar, coloca os dois no bolso sem o menor esforço.
Vicente Fonseca disse…
http://www.youtube.com/watch?v=VM4D7K4rZ0E

Peru 3 x 1 Costa Rica, com golo de falta do Hidalgo. Especial para meu irmão Lourenço, que pensei que estivesse blefando ironicamente.
Anônimo disse…
Já diz o velho ditado: "antes de ser irônico, confira se o Hidalgo realmente não fez um gol de falta ontem".
Vicente Fonseca disse…
hfdkjhskjhskjdfhkjdshjfk