Tricolores perderão seu maior ídolo

O vazamento da informação de que Mano Menezes deixará o comando do Grêmio após o final desta temporada não chega a surpreender, a não ser pelo modo como ocorreu. As chances de o treinador ficar eram mais ou menos equivalentes às de sair, mas o vazamento desta informação após a reunião do Conselho Deliberativo ontem não será ruim apenas no longo prazo, mas no curtíssimo também. Imaginem se o improvável acontece e o Grêmio se classifica para a Libertadores? Desmente-se tudo e mantém-se o treinador?


Mesmo que levemos em conta que o tricolor deve ficar de fora da maior competição continental em 2008, é com pesar que a nação azul deverá reagir à perda de seu comandante na beira da cancha. No Grêmio, Mano Menezes não apenas devolveu ao clube sua verdadeira identidade aguerrida dentro de campo, mas também remontou-o, devolveu-lhe a grandeza e consolidou-se como um dos melhores treinadores do País na atualidade.


Para tanto, basta lembrar sua trajetória. E não precisamos aqui destrinchar todos os seus feitos, como a Batalha dos Aflitos ou a vitória no Gauchão sobre o então todo-poderoso Internacional. Basta lembrar que ele viajou a Brasília em sua estréia no tricolor, com um time que contava com Eduardo, Alessandro, Alessandro Lopes, Marcelo Oliveira e Marcinho (Saraiva); Marcus Vinícius, Nunes, Bruno e Márcio Oliveira (Denis); Anderson e Somália naquele 21 de abril de 2005, e dois anos e dois meses depois estava decidindo a Libertadores contra o Boca Juniors. Com outro time, claro.


Talvez a direção gremista entenda que é a hora de um substituto. Neste caso, pode-se considerar a famigerada "fadiga dos metais", ou seja: Mano não consegue tirar algo a mais deste time atual. Não está conseguindo mesmo, muito mais pela perda de qualidade notória em algumas posições do que por seus deméritos. Ou então a direção está deixando de olhar os dois anos e dois meses iniciais de Mano Menezes no Grêmio e prefira ficar com esta avaliação precipitada dos últimos cinco meses de turbulências. Aliás, sétimo lugar no Brasileiro é uma posição aceitável, não a ideal, mas não uma tragédia, bem longe disso.


Há, porém, uma variante que absolve a direção gremista se Mano Menezes de fato sair: se o próprio técnico quiser ir embora, seja por proposta melhor, seja por qualquer outro motivo. Aí, o melhor mesmo é procurar um substituto. De qualquer modo, o Grêmio sobreviverá sem Mano Menezes, claro. Se souber escolher bem um substituto, mesmo que não tão bom quanto Mano, continuará brigando lá em cima. Mas é uma era que está próxima do seu final. Uma era de reabilitações, de retomada da grandeza do clube. Que desmintam isso tudo.


E não me venham com Geninho!

Comentários

Marcelo disse…
professor, já deves ter notado que desconfio e muito doa turma do odone. então meu pressentimento pro proximo ano émuito ruim. Mano tá por cima da carne seca, sairá por ter proposta melhor. fez muito no tempo que ficou, bastante se comparado a média atual de permanencia de jogadores. E quer novos desafios. Deve ser meio frustante se preparar pro gauchão e copa do brasil depois de levar o grêmio a final da libertadores. Junto com ele, devem ir outros bons jogadores, muito provavelmente diego souza, que não terão substituitos à altura de novo. O grêmio, mais preocupado com a areninha e o pagamento de dívidas contraídas com jogadores do calibre de amoroso, para a libertadores 2007l, perderá o gauchão 2008 e ficará atrás do inter na copa do brasil.
Unknown disse…
fudeu.

sem mano, sem diego, sem libertadores, foco na ARENA.

i have a BAD FEELING about this.
Felipe disse…
Geninho!!! Geninho!!!
Marcelo disse…
ali em cima, quis dizer que Mano ficou mais tempo no grêmio do que a média de outros treinadores em outros clubes, nada a ver com jogadores. no mais, é isso. Não se assustem se vier o Gallo ou algo pior, numa reedição da contratação do Lazaroni. Quem sabe Zagallo, que desistiu da aposentadoria? Se já trouxemos o Evaristo Macedo pra substituir o Felipão, não seria algo assim, tão improvavél.
Unknown disse…
evaristo comandou o MARACANAZO de 97, pelo menos.
Felipe disse…
Acho que Gallo é uma boa opção.
Marcelo disse…
sim, zeh. mas foi sem querer.
Anônimo disse…
Allgayer: tenho tido algumas restrições a certos "chiliques" do Odone, como no caso Britto, quando ele deu uma de "assim não brinco mais". Acho que ele está mais com a cabeça no novo estádio que no futebol, o que me faz pensar que será melhor mesmo ele ir para a tal Grêmio Empreendimentos. E me sinto totalmente à vontade para tecer estas críticas, ainda mais porque ele se elegeu com o meu voto em 2004.

De qualquer modo, é inegável reconhecer a qualidade de todo o seu trabalho à frente do Grêmio, trabalho que, até que prove o contrário, é honesto. A qualidade da gestão no futebol se deveu, muito, a uma continuidade do trabalho do treinador, que Mano Menezes conseguiu obter com sua competência. Também por isso, acho que, caso Odone ficasse, Mano também ficaria. Mas aí já é especulação.

Zeh: acho que existe uma boa base para se começar o ano. O negócio é encontrar um técnico bom. Gaúcho, claro. E concordo: o Evaristo é o único técnico não-gaúcho que ganhou algo de nível nacional no Grêmio, e só por isso já merece um mínimo de respeito. Em 1990, fez também um belo Brasileirão.

Quanto aos nomes especulados, até não acho que Geninho seja um técnico ruim. Só acho que não é do perfil do Grêmio.
Anônimo disse…
Adenor Bacchi, sem dúvidas é o meu preferido. visualizo seu belo 3-5-2, partindo dos três bons zagueiros que o tricolor possui (william, teco e leo) e de dois possíveis muito bons alas (bustos e pico).

Fora ele, sempre gostei muito do trabalho do Paulo Autuori, embora não ache que seja o perfil do grêmio. Mesmo assim, acho que valeria a aposta.
Anônimo disse…
Klück: ainda não falei em nomes para substituto. Mas, adiantando o teor dos posts DECEMBRINOS, já digo que concordo 100% contigo. Inclusive na parte do Autuori.
Tite também é meu preferido para assumir o Grêmio caso Mano saia. Vale lembrar que agora ele está mais maduro e, acredito, cairia como uma luva nesse momento.

No mais, torço para que essa névoa se dissipe logo.
Lique disse…
tite e autuori são duas possibilidades que me animam, saindo do grêmio um dos meus últimos grandes ídolos, mano menezes. fico mais tranqüilo, não tinha parado pra pensar nesses nomes. mas eu sabia que o mano ia sair, eu sabia! heh.
Anônimo disse…
"mas eu sabia que o mano ia sair, eu sabia!".

Henrique: aguarde a nova cartada deste blog no fim de ano, com participação dos leitores .
Lique disse…
heh. Que venha! Mas meu irmão tinha perguntado um dia antes do anúncio: "E aí, tu acha que o Mano vai sair? Vamos ver se tu tá entendendo certo o que tá acontecendo." Eu disse "Eu acho que sai. Eu sairia. Ele é meu ídolo, mas não sei se quero que ele fique, também". "Eu acho que fica!", disse ele. Mas enfim, nem saiu ainda, vamos esperar. Mas digo: Palmeiras e Cruzeiro vão dar chance e o Grêmio não vai aproveitar.
Lique disse…
palmeiras e flamengo, eu quis dizer. cruzeiro já era.