Cavem faltas perto da área

A conclusão a qual cheguei após assistir a vitória da Colômbia sobre a Argentina é a de que se Jonas soubesse cavar faltas o Grêmio estaria na Libertadores 2008 há algumas rodadas. Cometo este pequeno exagero para salientar a importância de uma bola parada bem executada. E para ressaltar mais uma vez a excepcional facilidade com que o lateral-direito Bustos pega na bola.

O jogo foi de tempos distintos, com alguns acontecimentos marcantes que foram mudando seu percurso. O começo foi de uma Colômbia mais incisiva, que chegava bastante, mas sem chance efetiva de golo. O primeiro grande fato foi a expulsão infantil de Tevez na metade do primeiro tempo. Os platinos perdiam um jogador fundamental diante de um adversário que é forte em seus domínios, e com apenas 1/4 de peleja.

Mas Messi salva. Riquelme deu a ele cobrança rápida de falta, e o garoto de ouro driblou três e parou dentro do golo. A Colômbia sentiu a desvantagem. Errava passes em demasia, e errar passes contra um adversário com 1 a menos é o mesmo que igualar, na prática, o número de jogadores para cada lado. A Argentina, especialmente com Riquelme, segurava a bola muito bem, tocava com categoria e botava os donos da casa na roda. Primeiro tempo de pesadelos aos presentes no El Campín.

A entrada do meia Grisales deu novo gás à Colômbia. Com jogadas rápidas de infiltração, o time de Jorge Luís Pinto ia chegando com perigo. Tinha já o domínio da partida, até que Bustos empardou em cobrança de falta perfeita.

Seguiu bem a Colômbia, mas o jogo já era mais equilibrado. A Argentina se satisfazia com o empate, mas claramente faltou perna. Basile ainda pôs Máxi Rodríguez no lugar de Cambiasso, para dar mais fôlego lá atrás e aproximação na frente. Tressor Moreno, aquele mesmo que tirou o Grêmio da Libertadores de 2003 com o Independiente Medellín, saiu para a entrada de Dayro Moreno, artilheiro do Colombianão pelo Once Caldas. Justamente ele, em tabela absurda com o ex-colorado Rentería (que, apesar de não ter jogado nada, participou dos dois golos, cavando a falta do primeiro), marcou o golo da virada.

E a Colômbia, em que pese ter jogado três de seus quatro jogos em casa, mostra força neste começo de Eliminatórias. Marcou 8 pontos, 4 contra Brasil e Argentina. É candidata a ir à Copa, devendo disputar vaga com Chile e Uruguai, além (será? quem diria?) da Venezuela, que fez 5 a 3 na Bolívia e já ultrapassou previamente o Brasil na tabela de classificação.

Eliminatórias da Copa do Mundo 2010 - América do Sul - 4ª rodada
20/novembro/2007
COLÔMBIA 2 x ARGENTINA 1
Local: El Campín, Bogotá (COL)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Público: 42.000
Golos: Messi 36 do 1º; Bustos 17 e Dayro Moreno 37 do 2º
Cartão amarelo: Castrillón, Mosquera, Amaya, Bustos, Rentería, Dayro Moreno, Demichelis, Riquelme e Gabriel Milito
Expulsão: Tevez 24 do 1º
COLÔMBIA: Júlio (6), Bustos (6,5), Mosquera (5), Walter Moreno (5,5) e Vélez (5); Sánchez (5,5), Amaya (5), Castrillón (4,5) (Grisales, intervalo - 6) e Ferreira (4,5) (Torres, intervalo - 5,5); Tressor Moreno (5) (Dayro Moreno, 24 do 2º - 6,5) e Rentería (5,5). Treinador: Jorge Luís Pinto (7,5)
ARGENTINA: Abbondanzieri (5), Ibarra (6), Demichelis (7), Gabriel Milito (6) e Zanetti (6); Mascherano (5,5), Gago (5,5), Cambiasso (6) (Máxi Rodríguez, 28 do 2º - 5) e Riquelme (6,5); Messi (6,5) e Tevez (3,5). Treinador: Alfio Basile (6).

Foto: EFE

Comentários