Muy lindo, River

O futebol sul-americano viveu hoje uma noite histórica. Mais uma vez, uma história de garra, superação total (muitos no Rio Grande chamam isso de Imortalidade) é recompensada com os louros de uma vitória.

Não importa que seja apenas valendo uma vaga às quartas-de-final da Copa Sul-Americana, torneio do segundo escalão do futebol internacional. Estava em jogo, mais que tudo isso, o papel de homens, que vinham sendo humilhados, vendo o rival ganhar títulos, levando 4 a 1 de um time desconhecido no domingo e prestes a cair fora prematuramente desta competição de segunda linha.

O River Plate nunca se abateu. Levou 1 a 0, empatou. O Botafogo teve um expulso, o River também. E levou o segundo. E perdeu mais um expulso. Faltavam 17 minutos, mais os acréscimos, três golos eram necessários, contra um time que tinha um jogador a mais. E daí? Os atletas que vestiram esta gloriosa, mas momentaneamente machucada camisa foram à luta; foram homens. Buscaram o empate, depois a virada.

Os cinco minutos finais foram os únicos que consegui ver. Não sossegarei enquanto não assistir ao VT completo do jogo, para colocar a análise tática aqui. Não sei nem se vale à pena fazer isso, pois jogo como este não se analisa, se admira, tão-somente. Mas voltando aos cinco minutos finais...

Foram de abafa total. O goleiro Carrizo ia para a área tentar o cabeceio, saiu com a bola dominada até o meio de campo para armar o jogo. Belluschi, grande jogador, quase entortou seu pescoço ao tentar marcar o quarto e sonhado tento. A gana dos jogadores argentinos era mais que comovente. Que ser mais estúpido duvidaria da classificação com tamanha demonstração de entrega? Eis que, aos 46, além do tempo normal, Falcão marcou seu terceiro golo na noite iluminada de Nuñez.

Parabéns, millonarios, por terem nos proporcionado o verdadeiro futebol-arte. Noites como esta é que fazem o futebol ser mesmo um jogo mágico.

Foto: AP

Comentários

Felipe disse…
Vi o final do segundo tempo e depois que o River fez o terceiro, torci muito para que fizesse o quarto, e fez, no último minuto! Sensacional! A propósito, o Cuca deu uma de Vicente: só por que estava na Argentina resolveu usar paletó! Hahahahah!
Anônimo disse…
Também torci muito pelo quarto golo, e acho que qualquer um que preze por um futebol DECENTE torceu. Não sou de ficar me vangloriando, mas hoje serei obrigado: sempre defendi que este time do Botafogo era uma farsa, e hoje isso ficou bem nítido.

Quanto à tua última declaração, nada a comentar (dshkashdkjashd)

Abraço.
Anônimo disse…
Quem é mais cagão: interrado ou o bostafora?
Melhor jogo da Sul-americana. Parabéns aos Millonários.
Anônimo disse…
Como bem sabes, Presidente, concordamos 100%. ISSO É FUTEBOL ARTE, não "pedaladas" acrobáticas e "dribles" ridículos que são defendidos incansavelmente pelos cadáveres decrépitos de nossa mídia esportiva. Parabéns aos millonarios por nos darem uma verdadeira AULA DE FUTEBOL - que os defensores do "futebol bailarino" não vão entender, mas enfim.
Anônimo disse…
Lindo. Fosse o Grêmio que tivesse feito, todos nós diríamos que só o Grêmio poderia ter feito. Bela vitória. Botafogo é tradicionalmente cu, para usar um termo técnico.
Anônimo disse…
"Fosse o Grêmio que tivesse feito, todos nós diríamos que só o Grêmio poderia ter feito"

Fato. Também por isso faço questão de exaltar esse momento, para não parecer coisa de gremista lunático.