Rumo a lugar nenhum

Ontem era dia de vitórias. Se Internacional e Grêmio tivessem condições de disputar a Libertadores, ganhariam ontem. Ano passado, era o tipo de jogo que eles ganhavam na marra. Ou alguém não lembra daquele Fluminense x Grêmio, com o tricolor gaúcho todo desfalcado, levando pressão, e eis que surge Herrera na cobrança de um tiro-de-meta e fez o golo nos descontos? Ou então aquele Inter x Juventude, que o colorado teve dificuldades para furar o bloqueio, mas pressionou o tempo inteiro até Alex fazer um belo golo?

Na Ilha do Retiro, o Grêmio repetiu escandalosamente seu maior problema pós-Libertadores: marcar golos. Não foi exatamente um ressentimento da ausência de Carlos Eduardo, recém-saído; não faltou criação. Faltaram conclusões. Marcel perdeu duas, Diego Souza perdeu outra, e ainda teve uma cabeçada frente a frente que Magrão também defendeu.

O Sport, time mais modesto em valores individuais, conta com dois bons atacantes, Carlinhos Bala e Da Silva. Tem um meia que arma razoavelmente bem, Romerito. Uma zaga mediana, mas que tirou todas de cabeça. E um goleiro que ontem foi muito bem, defendeu quatro bolas por estar bem colocado e por contar, primordialmente, com a ineficiência dos atacantes gremistas.

Assim, o time pernambucano perdeu dois golos tão feitos quanto os do Grêmio no primeiro tempo, mas marcou outros dois por ter melhor aproveitamento no ataque. Saiu à frente em um pênalti inexistente, mas nem disso o tricolor pode reclamar, pois houve chances para reverter a situação e o time não foi capaz de convertê-las. Ao final, uma rosca de Léo que resultou no contra-golpe do 2 a 0.

Só aquela arrancada fulminante coloca o Grêmio na Libertadores. Faremos a projeção pela tarde, mas o tricolor necessita mais 34 pontos em 16 jogos, e, apesar de os adversários não estarem tão distantes na pontuação, o Grêmio é que não tem se ajudado. E quando o próprio time não se ajuda, tudo fica muito mais complicado. A chance da reviravolta é agora, com 4 dos próximos 5 jogos em casa, todos contra adversários diretos. Mas já não tenho mais motivos para crer que isto acontecerá.

Quanto ao Internacional, não comentarei porque não vi a partida. Mas penso que os 4 a 1 são suficientes para explanar bem a situação, que consegue ser ainda inferior à do rival.

Em tempo:
- Mais uma arbitragem falha e com a irritante de mania de não deixar o jogo correr.

Campeonato Brasileiro 2007 - 22ª rodada
29/agosto/2007
SPORT 2 x GRÊMIO 0
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Árbitro: Domingos de Jesus Viana Filho (PA)
Público: 18.444
Golos: Da Silva (pênalti) 43 do 1º; Carlinhos Bala 30 do 2º
Cartão amarelo: Gustavo, Durval, Diogo, Dutra, Bustos, Léo, Anderson Pico, Hidalgo, Eduardo Costa e Sandro Goiano
SPORT: Magrão (8), Igor (6), Gustavo (6,5) e Durval (5,5); Diogo (5,5), Júnior Maranhão (5,5), Rosembrick (6) (Bia, 40 do 2º - sem nota), Romerito (6,5) e Dutra (5,5); Da Silva (6) e Carlinhos Bala (6,5). Treinador: Geninho (6)
GRÊMIO: Saja (6,5), Bustos (4,5) (Patrício, 28 do 2º - 5), Léo (4,5), William (5) e Hidalgo (5); Eduardo Costa (5,5), Sandro Goiano (5), Diego Souza (5), Kelly (4) e Anderson Pico (5,5) (Ramon, intervalo - 5,5); Marcel (4,5) (Tuta, 23 do 2º - 5). Treinador: Mano Menezes (5)

Foto: Aldo Carneiro/Fotocamera/Divulgação

Comentários

Anônimo disse…
Portaluppi, O MAIOR DE TODOS, meu único alento.
Anônimo disse…
Com tantos desfalques e jogadores vendidos tá ficando dificil. E Abel teve uma noite de Gallo ao colocar Roger de ala e Luciano Henrique no campo.
Anônimo disse…
A direção do Grêmio abdicou de qualquewr possibilidade de vaga na libertadores ao vender no meio da temporada 3 dos principais jogadores do time e consequentemente destroçar o time: Lucas, Lúcio e Carlos Eduardo.

Ontem foi brabo de assistir. Atuações ridículas de Bustos, Hidalgo (esse é podre), Eduardo Costa e Marcel. Urge a volta de Gavilán ao time. Com Sandro e Eduardo Costa o meio fica muito pesado, sem agilidade. Meio campo da libertadores já: Gavilán e Sandro.
Anônimo disse…
Só discordo quanto ao Eduardo Costa, que ontem fez só sua primeira partida mais fraca, ainda assim não chegou a ir mal. Mas tirar o Gavilán assim, do nada, é complicado. De resto, tá brabo mesmo.
Anônimo disse…
e o proximo jogo terá desfalques de bustos, anderson pico e sandro goiano. tá certo que nenhum jogou algo ontem, pode até ser bom que saiam pra entrada de patricio, gavillan e algum outro.
Anônimo disse…
Com todo o respeito aos amigos, eu também não simpatizo com a contratação dele e tudo o mais... Mas, Hidalgo MAL???? Não sei que jogo vocês viram, sinceramente. Ele foi um dos únicos jogadores do Grêmio que tentou alguma coisa, que se movimentou, que apareceu como opção para jogada na frente, que cruzou várias vezes na área (cruzamentos invariavelmente vencidos pela zaga do Sport, mas enfim). Deu até alguns chutes a gol, em um deles quase matando o goleiro. Engraçado ninguém criticar o Kelly, que foi INFINITAMENTE PIOR que o Hidalgo ontem. Vamos com calma, pessoal, olha a perseguição...

No mais, mesmo defendendo o peruano (o que, acreditem, não me é confortável), eu concordo. Gavillan no banco é um absurdo, especialmente jogando o que estava jogando antes de ficar na casamata.
Anônimo disse…
Ah, e que conste: NÃO FOI PÊNALTI. "Árbitro brasileiro" e "incompetência" estão virando sinônimos, infelizmente.
Anônimo disse…
Caríssimo Igor, acho o Hidalgo um jogador abaixo da média enquanto lateral que avança, e na média enquanto lateral marcador. Mesmo que ele tenha tentado ontem, errou alguns passes, mas também não acho que tenha sido um desastre sua atuação, ou que a derrota tenha passado por ele. O Bustos, por exemplo, foi bem pior ONTEM. E MUITO BEM LEMBRADO: o Kelly ontem começou o jogo com físico de quem já estava aos 30 do segundo tempo. Esse sim ficou abaixo da crítica. Na minha opinião, foi o pior do Grêmio, e as notas que atribuí dizem bem o que penso.
Anônimo disse…
Complementando, os dois problemas do Hidalgo são: 1) as inevitáveis e inglórias comparações com Lúcio, que vinha sendo de fato um monstro; 2) ele não jogará muito mais do que isso, o que não é um fato muito animador. Mas ainda não o vi fazer um partida de fato má pelo Grêmio. Abaixo das necessidades sim, como ontem; mas má, não.
Anônimo disse…
Não sei se vocês assistiram pela RBS, mas a narração do sr. Britto (estou convencido disso) atrapalha o jogo, tira magicamente a motivação dos jogadores e emudece a partida, ao desanimar os torcedores que, por sua vez, não podem mandar aquela torcida extra para o glorioso. Terei que pôr um rádio na minha sala. Ou que comece uma campanha para um novo narrador televisivo para a Globo Sulista. Será que o autor Deste blog não se candidata?

Não sou especialista nem fanático, mas a nova onda do imperador, que bem sabemos ser a da dissimulação dos atacantes, está se tornando pífia. A situaçãa está em tal ponto que ontem, quando o juiz corria para a área eu não tinha a menor idéia se ia amarelar o zagueiro gremista ou o ator pernambucano. Quase que pode haver uma nova lei, segundo a qual SEMPRE haverá cartão. Para quem será pouco importa.
Anônimo disse…
Professor, como eu disse, fui contra a contratação do Hidalgo - e não gosto dele como jogador, acho limitado tecnicamente e aquém das necessidades de um time com ambições de Libertadores em 2008. Mas foi talvez o menos pior de um time medíocre, e descer o sarrafo nele como se fosse o responsável pela desgraça gremista é pura perseguição. Pessoalmente, eu tendo a ser mais tolerante com o jogador mediano que se esforça do que com o suposto craque que se omite, e nesse sentido Hidalgo deu ontem um banho de bola em jogadores muito menos criticados do que ele, como Kelly e o próprio Diego Souza. É complicado bancar o advogado do diabo para um jogador ao qual sequer se aprecia, mas fiquei chocado de ver muita gente detonando o homem em uma partida na qual ele foi um dos únicos que quis jogar. Esperem ele jogar mal para cairem em cima, ora =P
Anônimo disse…
Perfeito, presidente, concordo. Só discordo de uma coisa: o melhor ontem foi Saja, mais uma vez praticando boas defesas.
Anônimo disse…
O Hidalgo é um jogador mediano, com vários defeitos, e algumas virtudes. Mas, como jogou no Inter, sempre será marcado. Até Gavilán, que é mais jogador que ele, foi marcado no começo dele no Grêmio. É natural que seja assim. Não digo que concordo que seja assim, mas é natural, devido à rivalidade forte.
Concordo com o sr. Natusch. Hidalgo esteve longe de ter ido mal ontem. O problema, como está sendo de praxe pro Grêmio depois da Libertadores, é o meio pra frente. O apoio tá ficando tão fraco que Marcel tinha que aparecer nas pontas para poder CRUZAR PARA ALGUÉM CABECEAR! Mas porra, não é ele o centroavante?

Diego Souza, na minha opinião, sumiu em alguns momentos, principalmente no segundo tempo. Sandro, que sempre fui fã e o defendi pra ser titular até mesmo ano passado, por dar estabilidade ao meio-campo, errava passes bisonhos ontem. Anderson Pico é muito instável, e Kelly... Bem, esse aí moveram uma Via Láctea para trazê-lo e simplesmente não corresponde a tudo isso.

Meu maior medo é quanto ao Mano. Ele simplesmente não sabe mais o que fazer. Ontem botou os mesmos homens que colocou no segundo tempo contra o Fluminense. Tá começando a ficar parecido com o Luxemburgo.

E tristemente, a Libertadores fica mais distante...
Só mais uma coisa:
esse foi o jogo que lembrou claramente o Fortaleza x Grêmio do ano passado, quando tínhamos tudo para chegar em segundo lugar e perdemos por causa de um gol de pênalti.
Para um time rebaixado...

Gosto do Mano Menezes, obviamente. Mas faz muito tempo que não sinto segurança com o time que ele treina. Vocês também não sentem essa sensação?
Vicente Fonseca disse…
É difícil rearrumar um time que foi todo desmontado. Leva tempo, coisa que o Grêmio não tem mais.

Só não me falem em fadiga dos metais. Isso é coisa pra ferro-velho.
Sim, eu sei disso, e concordo. Tempo o Grêmio não tem mais. E agora encerram-se as contratações. Faltam dois reforços que até agora o Pelaipe ainda não confirmou.

O que quero dizer é que, mesmo com o time que tínhamos ano passado, sentíamos que tudo poderia acontecer. Como essa derrota pro Fortaleza ou a vitória sobre o Atlético-PR na Arena. Coisas que, se eu apostasse no bolão ano passado, faria 0 pontos pela lógica.

E aí me bate a dúvida: poxa, mas afinal, qual o problema do time?
Vicente Fonseca disse…
Esse time não tem aquele entrosamento, aquele conjunto do ano passado. E em 2006 havia um poder de fogo bem maior, com Hugo, Rômulo e companhia, sem falar no Lucas. A defesa de 2007, nos números, é até melhor. Mas é na frente, e na falta de sentido coletivo que residem os maiores problemas, a meu ver.
Anônimo disse…
Eu, de fato, nunca vi o Hidalgo fazer uma partida boa NA CARREIRA.
Anônimo disse…
A questão da fadiga dos metais tá rendendo hein.
Vicente Fonseca disse…
Hidalgo fez boas partidas como zagueiro no Internacional. No Grêmio, como lateral que faz o terceiro zagueiro disfarçado, pode ser útil. Nunca vi o Hidalgo fazer uma grande partida, mas também nunca vi ele fazer uma partida "ridícula". Mas também não tenho nenhuma ilusão de que ele pode substituir o Lúcio à altura, até porque são jogadores completamente diferentes.
Vicente Fonseca disse…
Tá rendendo, sim. E sempre discordarei :)
Anônimo disse…
o time do ano passado era muito mais legal. eu comentei isso antes da semifinal do gauchão e falaram: espera, em março de 2006 tu também não achava aquele time legal, depois que vieram os caras bons. enfim, esperei, o time mudou e ficou uma merda. volta hugo! volta evaldo! volta herrera! volta rafinha!
Anônimo disse…
Eu ando sentindo falta do Rômulo. DO RÔMULO. Isso dá bem a medida de como estão desanimadoras as coisas nos lados da Azenha.
Vicente Fonseca disse…
O Rômulo era um bom centroavante. Não entendo quando dizem que era ruim. Jogador bem interessante, perdia golos, mas fazia muitos também e sabia tabelar. Para mim, uma das maiores perdas do Grêmio.
Anônimo disse…
Eu realmente adorava o time do ano passado, tanto o do Gauchão como o do Brasileiro. Mas o time mais legal de todos os últimos foi o da Libertadores deste ano. Eta BICHO COPEIRO!