Os 11 exorcistas

O Palmeiras acabou com sua série de maus resultados em casa com uma boa atuação e um 2 a 1 importantíssimo sobre o Flamengo, que coloca o time alviverde numa posição de briga intensa por vaga na Libertadores. O tal fantasma de não vencer em casa acabou hoje.

A equipe de Caio Júnior possui alguns bons jogadores e muita organização, mas seu estilo de jogo desfavorece jogos como mandante mesmo, onde é obrigado a tomar a iniciativa. Tem consistência defensiva, mas alguns problemas de criação, e partindo para cima escancara algumas deficiências que comprometem o aproveitamento em casa. Fora do Palestra, é um dos melhores do campeonato, e sua boa campanha (55%) se sustenta basicamente aí.

O primeiro tempo foi bem isso. Um jogo eletrizante, com um Palmeiras pouco criativo, que abriu o placar em jogada isolada, e um Flamengo bem mais insinuante e perigoso, que por pouco não foi para o intervalo com vantagem no marcador. A falta de imaginação oferecia aos cariocas contra-ataques perigosos e algum espaço, do qual se beneficiaram, especialmente, o lateral Luisinho e os atacantes Maxi Biancucchi e Paulo Sérgio.

O segundo tempo foi outro: um Palmeiras decidido, sem medo dos erros, que encurralou o Flamengo até conseguir o 2 a 1, que veio bem cedo, aos 6 minutos. Ao contrário do que seria natural, o time da casa seguiu pressionando o adversário, marcando a saída de bola e, assim, não correu nenhum risco de ter sua vitória desfeita.

Está incomodando bastante este Palmeiras, como eu já havia previsto. Mesmo nos momentos de maior crise no Paulistão e no começo do Brasileiro, era óbvio que Caio Júnior estava no caminho certo. A diretoria o manteve, apesar de alguma cornetagem, e os resultados estão aparecendo. Quanto ao Flamengo, mesmo sem Juan, Leonardo Moura, Roger e Obina (ainda fora de forma), fez um enfretamento parelho contra um bom adversário e fora de casa. Vai jogar várias no Maracanã e deve sair da zona de rebaixamento, porque tem time suficiente para isso. Deverá brigar por Sul-Americana.

Campeonato Brasileiro 2007 - 20ª rodada
19/agosto/2007
PALMEIRAS 2 x FLAMENGO 1
Local: Palestra Itália, São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Público: 23.550
Golos: Caio 13 e Paulo Sérgio (FLA) 15 do 1º; Gustavo 6 do 2º
Cartão amarelo: Pierre, Rodrigão, Max, Fábio Luciano, Egídio e Paulo Sérgio (FLA)
PALMEIRAS: Diego Cavalieri (6,5), Paulo Sérgio (5,5), Gustavo (6), Dininho (5,5) e Leandro (5); Francis (6), Pierre (5), Martinez (5,5) e Caio (6) (William, 26 do 2º - 5); Edmundo (5) (Max, 34 do 2º - sem nota) e Luiz Henrique (6,5) (Rodrigão, 34 do 2º - sem nota). Treinador: Caio Júnior (6,5)
FLAMENGO: Bruno (6), Luisinho (6), Fábio Luciano (5), Ronaldo Angelim (5) e Egídio (5,5); Rômulo (5), Cristian (5), Ibson (6) e Léo Lima (4,5) (Obina, 14 do 2º - 5); Maxi Biancucchi (5,5) e Paulo Sérgio (6) (Toró, 33 do 2º - sem nota). Treinador: Joel Santana (5)

Foto: Agência Lance

Comentários